Empresas

Petrobras encerra acordos com o DoJ; ações são as preferidas do mercado

Por Fast Trade
05 outubro 2021 - 06:02 | Atualizado em 05 outubro 2021 - 07:07
fundo para combustíveis

Na segunda-feira (04), a Petrobras (PETR3; PETR4) divulgou que encerrou as obrigações com o Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos. O acordo havia sido assinado em 2018 em virtude das irregularidades apontadas nas investigações da Lava Jato.

Entre as medidas do acordo estavam o comprometimento com o aprimoramento dos controles internos por meio de um sistema de conformidade. Além disso, a companhia deveria concordar em cooperar com as agências americanas. Incluindo, nesse caso, a prestação de informações em relatórios anuais ao Doj.

+ Relatório Alocação de recursos: Baixe agora!

Houve, também, o pagamento de US$853,2 milhões. Desse valor, 10% foram em decorrência de multa criminal para o DoJ. Em contrapartida, outros 10% foram multa civil para a Securities and Exchange Commission (SEC). Por fim, os 80% restantes tiveram como destino o pagamento às autoridades brasileiras. 

“Com a conclusão das obrigações previstas no acordo, a Petrobras encerra uma importante etapa de sua trajetória de recuperação. Temos hoje um sistema robusto de controle e medidas anticorrupção que vão além das exigidas pela legislação”, afirma o diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Salvador Dahan.

Ações preferidas dos analistas em outubro

Em pesquisa conduzida pelo portal UOL ouvindo oito casas de análise de investimentos, concluiu-se que os papéis da Petrobras (PETR4) são os preferidos de outubro. Das oito carteiras pesquisadas, seis incluíam as ações preferenciais da companhia.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Além disso, a pesquisa mostrou destaque para as ações preferenciais do Itaú Unibanco (ITAUB4) com cinco recomendações. Desse modo, ficaram com quatro recomendações GGBR4, RDOR3 e WEGE3. Assim também

A recomendação baseia-se, acima de tudo, na forte alta do preço do petróleo. Há também o benefício do processo de desalavancagem financeira e a continuidade do processo de venda de ativos.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Petrobras encerra acordos com o DoJ; ações são as preferidas do mercado

Leia também:

Dólar avança a R$5,44 com inflação e aumento dos Treasuries no radar


Sobre o autor