
Na sexta-feira (14), a Petrobras (PETR3; PETR4) e a Novonor (antiga Odebrecht) fizeram os primeiros movimentos a fim de deixar o controle parcial da Braskem (BRKM3; BRKM5; BRKM6). As companhias registraram pedido para a oferta de 154,8 milhões de ações em distribuição secundária.
A oferta dos papéis será realizada tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Dessa forma, as controladoras fizeram o registro da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Securities and Exchange Commission (SEC).
De acordo com o prospecto, são exatamente 154.886.547 ações preferenciais de classe A. Dessa maneira, e com base na cotação da quinta-feira (13), a oferta totalizará R$ 8,06 bilhões. Além disso, 79,1 milhões das ações serão da Novonor, já 75,7 milhões são da Petrobras.
+ Desvendando o Swing Trade: Tudo o que você precisa saber!
Segundo informações da Braskem, atualmente a Petrobras tem 47% das ações ordinárias da companhia ante os 50,1% da Novonor. Ademais, a primeira possui 36,1% do capital integral e a segunda 38,3%.
“Ressalte-se que, tratando-se de uma oferta pública integralmente secundária, a oferta global é realizada exclusivamente pelos acionistas vendedores, sendo que companhia não está realizando qualquer emissão, venda ou distribuição de ações”, afirmou a Braskem.
O movimento já era esperado pelo mercado uma vez que as companhias anunciaram a pretensão de venda conjunta das ações no final do ano passado.
Cronograma da operação
Na sexta-feira (21) desta semana deve ser o início do período de reserva da oferta que se encerra na quarta-feira (26). Então, no dia seguinte, quinta-feira (27), fixa-se o valor por ação para depois, segunda-feira (31), a B3 iniciar as negociações dos papéis.
+ Guia de A a Z de como se tornar um trader
Por fim, o coordenador líder da oferta é o Morgan Stanley, contudo atuam em adição JPMorgan, Bradesco BBI, BTG Pactual, Citi, Itaú BBA, Santander e UBS BB.
Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade
Petrobras e Novonor dão primeiro passo na venda da Braskem; oferta será de R$ 8,06 bi
Leia também: