Economia

Pequena indústria registra o melhor desempenho desde 2012

Por Fast Trade
11 novembro 2020 - 18:13 | Atualizado em 11 novembro 2020 - 21:40
Atividade industrial nos EUA registra nível mais baixo em quase dez anos; indústria

O desempenho da pequena indústria no terceiro trimestre foi o melhor para o período desde 2012, conforme o levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com os dados, o segmento passou de 41,3 pontos (abaixo da média histórica) no mês de junho, para 52,3 pontos em setembro, alcançando um novo recorde.

Nesse sentido, os especialistas atribuem a recuperação à retomada das atividades e ao aquecimento do setor industrial.

Embora a situação financeira da pequena indústria tenha sofrido forte impacto na pandemia, segundo a pesquisa, houve um avanço proporcional nos negócios das empresas no terceiro trimestre.

Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Desse modo, o Índice de Situação Financeira atingiu 41,9 pontos, no maior patamar desde o final de 2013.

Apesar disso, as companhias menores que concorrem na indústria reportaram dificuldades em retomar os negócios e ritmo de produção visto no período pré-pandemia.

Nos segmentos de transformação e construção, os desafios se concentraram na falta ou no alto custo da matéria-prima, devido à desmobilização das cadeias produtivas no período mais grave da pandemia.

Além disso, a CNI citou como obstáculos o descompasso entre a oferta e a demanda de insumos e os impactos da valorização excessiva no câmbio.

Em muitas situações, o alto custo dos produtos importados atrasou o reinício das atividades e prejudicou os negócios da pequena empresa.

Indicadores de Outubro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) das pequenas empresas registrou 59,5 pontos em outubro, permanecendo estável, com leve viés de baixa.

Antes da pandemia, este valor chegou a superar os 63 pontos, mostrando que havia confiança no desempenho do setor e na estrutura macroeconômica.

Baixe agora: Guia do investidor iniciante

Mesmo assim, leituras acima de 50 sinalizam confiança, demonstrando que o empresário está otimista, apesar das turbulências no cenário externo.

Da mesma forma, o Índice de Perspectivas da pequena indústria ficou em 52,4 pontos no mês passado, indicando que há uma visão positiva quanto aos próximos meses.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Pequena indústria registra o melhor desempenho desde 2012

Leia também:

Ibovespa tem dia de correção com foco nas instabilidades locais

Dólar opera volátil refletindo o exterior e os ruídos políticos

Resultados Corporativos: BR Distribuidora (BRDT3) e Movida (MOVI3)


Sobre o autor