EconomiaHome

Payroll gera expectativa nos Estados Unidos; por aqui, destaque para o IGP-M e IPCA

Por Bruna Santos
10 janeiro 2020 - 11:45
Ibovespa futuro tem leve alta

Um dos principais indicadores econômicos nos EUA será publicado nesta sexta-feira (10) pelo Departamento de Trabalho: o “payroll” de dezembro do ano passado.

Estimativas compiladas pela Bloomberg projetam a criação de 160 mil vagas e manutenção da taxa de desemprego em 3,5%.

Sobre o salário médio por hora estimado, a expectativa é que haja uma alta singela de 0,3% no payroll.

Essas projeções são mais modestas se comparada aos números impressionantes de novembro (quando 266 mil vagas foram criadas e a taxa de desemprego era de 3,5%).

Na Malásia foram exportados 1,396 milhão de toneladas de óleo de palma em dezembro, segundo informou a Dow Jones Newswires.

O resultado revela um recuo de 0,67% ante o mês anterior, de acordo com o Conselho de Óleo de Palma do país (MPOB, na sigla em inglês).

Houve também um recuo de 13,3% na produção do mês, para 1,334 milhão de toneladas.

Por aqui, a Fundação Getulio Vargas (FGV) publicou nesta sexta-feira (10) dados atualizados do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

De acordo com a publicação desta manhã, o índice saltou 0,67% na primeira prévia de janeiro; na primeira prévia do mês anterior, o IGP-M subiu 1,83%.

Desse modo, o indicador acumula um crescimento de 0,67% em 2020 e +8,02% no acumulado de 12 meses.

Além disso, a FGV informou novos dados relacionados aos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de janeiro.

Primeiramente, o IPA-M (preços no atacado) subiu 0,86% em janeiro; o IPC-M (inflação no varejo) saltou 0,33% no mesmo período e, por fim, o INCC-M (custo da construção) avançou 0,20% na mesma base de comparação.

Ainda nesta manhã o IBGE divulga o IPCA referente ao mês de dezembro 2019.

Em recente pesquisa, a Bloomberg estimou +1,08% na inflação em dezembro na comparação mensal.


Sobre o autor