Política

Paulo Guedes defende privatização da Eletrobras prevendo energia mais barata e limpa

Por Fast Trade
07 abril 2022 - 12:15 | Atualizado em 07 abril 2022 - 13:05
Eletrobras
Eletrobras vai protocolar oferta pública de ações e ADRs no 2º trimestre

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a privatização da Eletrobras se trata de uma operação que vai “destravar a fronteira de investimentos”. Com isso, Guedes defende e reforça a argumentação de que sem a privatização, a empresa deve continuar recuando na participação dentro do mercado em que atua.

O ministro destacou esse ponto porque acredita que a Eletrobras só poderá manter-se saudável no nicho de transmissão e geração de energia se receber investimentos. Porém, o cálculo estima ser necessário em torno de R$ 15,7 bilhões anualmente. No entanto, hoje, só recebe R$ 3,5 bilhões.

+ Topos e Fundos de referência: Aprenda a utilizá-los em suas operações!

Segundo Paulo Guedes, o evento da pandemia acelerou muito a transição energética e observando neste ângulo é possível ver um risco geopolítico. Contudo, a privatização traz o vislumbre de energia de menor custo, mais limpa e possibilidade de investimentos em diversas frentes. Com isso, Guedes afirma que a Eletrobras se torna mais forte.

Status da privatização da Eletrobras

Sobre o andamento da privatização da estatal, já se encontra na segunda etapa de análise referente ao valuation da companhia. Embora o governo perceba que o Tribunal de Contas da União (TCU) se mostra favorável, o aval precisa ocorrer o quanto antes, pois o prazo compromete a conclusão da venda ainda em 2022.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader: Baixe agora!

Um dos principais obstáculos pode ser as eleições previstas para o segundo semestre. Além disso, é comum que investidores que compram ações institucionais façam isso preferencialmente no primeiro semestre do ano. Portanto, de todas as análises que são necessárias, o governo anseia por agilidade.

Contudo, de acordo com o ministro relator do MP-TCU, dentre as verificações, há a proposta de que diversas determinações e recomendações aos órgãos do governo, e a Eletrobras até que chegue na precificação das ações. Por exemplo, ao BNDES, solicita ações que corrijam parâmetros que interferem nos valores dos papéis.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!

 

Leia Mais:

EUA aprovam fundo de futuros de Bitcoin da Teucrium

Pré-mercado em NY se estabiliza após quedas com Fed


Sobre o autor