
Os deputados britânicos aprovaram em uma votação preliminar nesta quarta feira (4), uma proposta de lei que obriga o governo a solicitar um novo adiamento do Brexit. A votação oficial está marcada para acontecer por volta de 15h.
O texto foi aprovado com 329 votos a favor e 300 contra, o que marca uma nova derrota ao primeiro ministro Boris Johnson. O premiê é contra qualquer alteração no processo, e nesta terça feira (3), já havia perdido a maioria parlamentar com a rebelião de 21 deputados do Partido Conservador.
Nesta manhã, Johnson já havia desafiado o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, a concordar com uma eleição parlamentar antecipada em 15 de outubro. O primeiro ministro ainda chamou um plano liderado pelos trabalhistas para tentar impedir um Brexit sem acordo de “rendição”.
“Este governo retirará este país da União Europeia em 31 de outubro, e há apenas uma coisa que está no nosso caminho: a rendição atualmente proposta pelo líder da oposição [Corbyn]”, disse Johnson ao Parlamento.
“Posso convidar o líder da oposição para confirmar, quando se levantar em breve, que se a rendição for aprovada ele permitirá que as pessoas deste país tenham sua opinião sobre o que ele propõe entregar em seu nome, com uma eleição em 15 de outubro?”, indagou.