Política

Panorama Político: governabilidade e reformas

Por TradersClub
26 julho 2021 - 09:48 | Atualizado em 26 julho 2021 - 12:06
fim da mobilização dos caminhoneiros

Brasília, 26 de julho – Confira as principais notícias políticas que estão no radar sobre governabilidade e reformas.

Governabilidade: O presidente Jair Bolsonaro recebe hoje o senador Ciro Nogueira, do Progressistas, que assumirá a Casa Civil da Presidência da República. Acredita-se que assim Bolsonaro fortalecerá as reformas, sua blindagem anti-impeachment e a articulação para a reeleição.

LEIA: O que é o simulador de Bolsa de Valores e quais suas vantagens de usá-lo?

Reformas: Com a nomeação de Nogueira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, espera caminho mais fácil para aprovar reformas, especialmente no Senado. O redesenho completo do governo será conhecido nos próximos dias.

PEC da Tributária: O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vai trabalhar para votar a partir de agosto a parte constitucional da Reforma Tributária, cuja proposta unifica os impostos PIS e Cofins, assim como o projeto que cria o CBS, além do Pasep e IPI, disse Lauro Jardim, de O Globo.

Bolsa Família: A vinculação do novo Bolsa Família à taxação de dividendos no projeto com mudanças no Imposto de Renda deve ser descartada pelos técnicos da equipe econômica, afirma a Folha de S. Paulo.

Otimismo: A expectativa de Guedes é que a decisão de recriar o ministério do Emprego e Previdência, desmembrando o da Economia, dure apenas até abril 2022, segundo técnicos ouvidos pela Folha. A aposta é que Onyx Lorenzoni deixe o cargo para disputar as eleições.

LEIA: Retail Liquidity Provider (RLP) – o que é e como funciona?

Planejamento: Ajudar na recriação do Ministério do Planejamento tem sido uma promessa de Ciro Nogueira a parlamentares desde que seu nome começou a ser cotado para a Casa Civil, de acordo com a CNN Brasil.

Caminhoneiros: A articulação para greve de caminhoneiros hoje deve render somente alguns atos em áreas isoladas, reporta o Poder360.


Sobre o autor