Política

Padis: Bolsonaro sanciona Lei que prorroga benefício até 2026

Por Fast Trade
10 janeiro 2022 - 14:14 | Atualizado em 10 janeiro 2022 - 15:35
entendimento entre os Poderes

Segundo a publicação feita no Diário Oficial da União, o presidente Bolsonaro sancionou a Lei 14.302/22 nesta segunda (10). Com isso, os incentivos ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) serão prorrogados até 2026.

Sendo assim, o prazo estabelecido até 31 de julho de 2020 para apresentação de projetos, será reaberto. Entretanto, essa antiga legislação ainda assegurava o benefício até o final deste mês para a indústria nacional dos semicondutores.

De acordo com a edição publicada, a Lei também aumenta a listagem dos bens contemplados pelo programa. Isso quer dizer que tubos de alumínio, chapas de cobre e outros componentes específicos utilizados na produção de módulos e painéis fotovoltaicos, passam a fazer parte da lista.

+ Índice e Mini Índice: Desvendando os contratos futuros

Atualmente, o Padis já beneficia as empresas que produzem displays de plasma e LCD, além de itens como chips semicondutores.

Como funcionam os cálculos do Padis

O volume do incentivo pode variar com base na data inicial do programa que vai de 2022 até 2024 e prazo final entre 2025 e 2026.

Em um cenário prático, a Lei sancionada dá permissão para que as empresas tenham acesso a crédito financeiro com base nos recursos que aplicou em um trimestre anterior. Sendo assim, os recursos poderão ser investidos em pesquisas, inovação e desenvolvimento que estejam ligados ao Padis.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

O cálculo dos créditos é feito da seguinte forma: com a base de cálculo correspondente a 13,1% do montante investido, multiplica-se ao resultado 2,62. Porém, a partir de 2024, existe a regra de que pelo menos 5% do valor bruto faturado seja referente às pesquisas.

Por fim, a partir de janeiro de 2025 até dezembro de 2026 os dados para fazer a conta mudará. A base de cálculo passa a ser 12,3% do montante investido e multiplica-se ao resultado o fator de 2,46.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Padis: Bolsonaro sanciona Lei que prorroga benefício até 2026

Leia Mais:

Totvs adquire a startup de IA InovaMinds pelo montante de R$ 23,5 milhões

Bitcoin está prestes a atravessar ‘cruz da morte’


Sobre o autor