
O Orçamento Impositivo também ganha destaque nesta quarta-feira (5) e pode ir à Plenário.
Na última terça-feira (4), a comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC), aprovou o parecer do deputado e relator Carlos Gaguim (DEM-TO) a favor da medida.
O projeto obriga o governo Federal a executar as emendas das bancadas estaduais e foi votado rapidamente, de modo simbólico.
De acordo com o Valor Econômico, as modificações são oriundas de uma negociação junto a equipe econômica do governo.
Além disso, manteve-se o texto-base encaminhado pelo Senado. O que muda, em partes, é a distribuição de recursos do pré-sal.
O foco do projeto é determinar o ressarcimento de R$ 33 bilhões a Petrobras, sem estourar o teto de gastos.
Este processo equivale a parte da renegociação do contrato de cessão onerosa para exploração do pré-sal na Bacia de Santos.
Ademais, a pedido de líderes partidários, foi incluído dispositivos que preveem aos Estados, o Distrito Federal e municípios, o recebimento de parte dos recursos oriundos do leilão.
Desse modo, o excedente do bônus de assinatura será dividido em 15% para os Estados e 15% para os municípios.
Leia mais:
Saiba quais são os principais compromissos econômicos globais para esta quarta-feira
Governo tenta aprovar crédito suplementar nesta quarta-feira
Presidente da comissão da Previdência questiona “prioridade” de Bolsonaro
‘Não se pode fazer estímulos artificiais’ à economia, afirma Guedes
Investidor estrangeiro finda maio com saldo negativo no índice Bovespa da B3