HomePolítica

Opep reduz demanda da produção de petróleo mundial este ano

Por Eloiza Amaral
12 fevereiro 2019 - 16:57

Nesta terça feira (12), a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) anunciou que reduziu sua previsão para a demanda do petróleo mundial em 2019. A medida faz parte do plano de evitar um superávit, devido à desaceleração das economias e as expectativas de crescimento rápido da oferta.

Baixe o e-book: Desvendando o swing trade: tudo o que você precisa saber!

Em seu relatório mensal, a Opep disse que a demanda por seu petróleo cairia para 30,59 milhões de barris por dia, 240 mil bpd menos que o previsto no mês passado. As previsões para o crescimento da economia mundial feitas pelo FMI no início do ano estão impactando o mercado de commodities, afinal, todos querem ter o mínimo de percas possível.

Para evitar um excesso da oferta da commoditie, a Opep, Rússia e outros produtores aliados, numa aliança conhecida como Opep+, concordaram em diminuir a oferta em 1,2 milhão de bpd a partir de 1º de janeiro. Deste total, a fatia da Opep representa mais da metade, cerca de 800 mil bpd.

Relatório gratuito: 7 passos para suas finanças ficarem no azul

No documento, a Organização ainda afirmou que que a produção de petróleo caiu 797 mil bpd mês a mês, para chegar a 30,806 milhões bpd em janeiro. De acordo com cálculo da Reuters, isso representa 86% de cumprimento dos cortes prometidos.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

Para o Brasil em 2019, o orgão seguiu com os números apresentados nos relatórios de dezembro e janeiro: abastecimento de 3,5 milhões de bpd no primeiro e no segundo trimestres, e elevação para 3,6 milhões de bpd no terceiro e para 3,9 milhões nos últimos três meses do ano.


Sobre o autor