Economia

O momento é muito perigoso para a inflação e exige medidas, diz diretor do BC

Por Fast Trade
13 julho 2021 - 06:07 | Atualizado em 13 julho 2021 - 06:32
calendário de indicadores econômicos, copom; autonomia do banco central; Boletim Focus

O diretor de política monetária do Banco Central (BC), Bruno Serra Fernandes, afirmou que o momento é muito perigoso em termos inflacionários.

Durante um evento virtual promovido pelo Santander, o executivo explicou que a junção entre pressões nos custos dos bens e a atividade robusta tornaram o cenário nebuloso. Isto porque, não está clara qual será a dinâmica do consumo de bens e serviços no pós-pandemia.

“O que vai acontecer com a demanda por bens? Vai desabar? Não temos um modelo econômico que descreva essa trajetória” – disse Fernandes.

+ Guia completo sobre LCI e LCA

Acima de tudo, existe uma dúvida dentro do BC sobre qual pesquisa está conseguindo mensurar a realidade do mercado de trabalho brasileiro. Desse modo, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) parece indicar que a recuperação está mais intensa.

No entanto, a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), que também inclui os trabalhadores informais, demonstra que a recuperação do setor está mais lenta.

“O Caged está em um patamar bastante condizente com a recuperação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br)” – disse o executivo.

Efeitos do ciclo de aperto monetário

Fernandes explicou que a inflação está em níveis muito elevados e isso é um fenômeno negativo e que tem o potencial de afetar a economia. “O BC tem que apertar mais a política monetária para se contrapor a esse cenário” – comentou o diretor.

Nesse sentido, o executivo argumentou que a instituição precisa se guiar pelo cenário básico e pelo balanço de riscos para tomar as decisões sobre o tom da elevação da taxa Selic.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

E apesar de as últimas declarações do BC sinalizarem uma recomposição dos juros ao patamar neutro, é possível avançar a um nível acima deste, dependendo das exigências da atual conjuntura.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

O momento é muito perigoso para a inflação e exige medidas, diz diretor do BC

Leia também:

Ibovespa fecha em alta de 1,73% com impulso do exterior, apesar da cena local

Em dia de ajustes no câmbio, dólar cai 1,56% e fecha na cotação de R$5,17

Após aquisição da Domino’s, Burguer King supera McDonald’s no Brasil


Sobre o autor