EmpresasHome

Notredame Intermédica (GNDI3) – Oferta de ações

Por Levante Ideias de Investimentos
07 dezembro 2018 - 15:31
Mesmo com a alta já vista ontem, há fôlego para mais um dia de otimismo. Com um olho no cenário externo positivo e outro nas propostas do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

A Intermédica irá realizar uma nova oferta pública de ações (follow-on) e, com isso, levantará 312 milhões de reais. O valor definido pelo processo de Bookbuilding (conforme a demanda) foi de 26 reais, pouco inferior ao fechamento do mercado de ontem, que foi de 27,29. Além disso, a companhia irá realizar uma oferta secundária para a saída de um fundo que detinha uma grande participação no valor de 2,4 bilhões de reais. O valor total da operação será de 2,7 bilhões.

E Eu Com Isso?

Dois fatores são negativos na operação: primeiro, o valor ter sido um pouco abaixo do valor de mercado; segundo, chama muita a atenção a saída de um acionista grande da companhia, que nunca é uma boa sinalização. Com isso, esperamos impacto negativo no preço das ações (GNDI3) no curto prazo.

Mas a oferta também é marcada por pontos positivos: o excesso de demanda pelas ações foi de um terço e os lotes adicionais também foram colocados. A oferta subsequente de ações também aumentará a quantidade de ações em circulação (free float) e aumentar a liquidez das ações.

As ações começarão a ser negociadas amanhã na Bolsa e a data de liquidação ocorrerá na próxima terça-feira (11).

Com o valor levantado, a companhia busca gerar recursos para continuar com o forte plano de crescimento via aquisições.

O aumento de capital não pegou o mercado de surpresa nas últimas semanas, pois a empresa realizou recentemente uma aquisição bastante relevante: a operadora de planos de saúde Greenline, por 1,2 bilhão de reais. Com isso, o endividamento da companhia aumentou para uma relação líquida/Ebitda superior a 1,0 vez em setembro de 2018, ajustado pela aquisição.

Com o caixa recomposto, a Intermédica recupera o seu poder para realizar mais aquisições para suportar a sua estratégia de crescimento verticalizado das suas operações no setor de saúde.


Sobre o autor