Mercados

Moedas digitais dos Bancos Centrais serão muito seguras, diz diretora do FMI

Por Fast Trade
29 julho 2021 - 16:50 | Atualizado em 29 julho 2021 - 18:27
Robinhood

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse que as moedas digitais dos Bancos Centrais serão o dinheiro digital mais seguro do mercado.

Segundo a diretora, essas moedas serão confiáveis porque haverá uma regulação governamental e um lastro para resguardar o valor dos ativos. “É uma revolução devido à enorme oportunidade de melhorar os sistemas de pagamento” – afirmou Georgieva.

Além disso, a executiva destacou que o dólar continuará na posição de reserva internacional na próxima década, não apenas pela relevância, mas também, pela potência econômica que os EUA representam.

+ Ebook: O que ninguém conta sobre os investimentos em ações

Ela também citou a capacidade de inovação do governo americano para justificar o protagonismo e a força da divisa no longo prazo. Diante do surgimento de diferentes tipos de moedas digitais, os órgãos reguladores terão muito trabalho para proteger os consumidores e as relações econômicas como um todo.

Acima de tudo, os crimes de lavagem de dinheiro e ataques cibernéticos ainda não são alcançados pela legislação, segundo argumentou a diretora.

Por exemplo, disparou o número de casos de hackers que solicitaram o pagamento com criptomoedas para devolver informações roubadas de grandes empresas.

Os perigos do Bitcoin

Georgieva explicou que a volatilidade do Bitcoin pode levar a distorções no mercado, o que tornou muito arriscada a decisão do governo de El Salvador de adotar a moeda digital como meio de pagamento utilizado como referência nacional.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Além disso, por ser suscetível a especulações de todos os níveis, dificilmente haverá um equilíbrio entre oferta e demanda em relações econômicas baseadas na criptomoeda.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Moedas digitais dos Bancos Centrais serão muito seguras, diz diretora do FMI

Leia também:

Analistas mantêm recomendação “neutra” para a Gol após os resultados do 2º tri

Em parceria com a Vivo e a Ericson, São Martinho dará vida à “fazenda inteligente”

Bolsa brasileira opera em queda pressionada por Vale e bancos; dólar cai 1%


Sobre o autor