Empresas

MME demite Coelho da presidência da Petrobras; Paes de Andrade é o novo nome

Por Fast Trade
24 maio 2022 - 06:34 | Atualizado em 24 maio 2022 - 08:20
Petrobras
Créditos: shutterstock.com

Na noite de ontem, segunda-feira (23), o Ministério de Minas e Energia informou a demissão de José Mauro Ferreira Coelho da presidência da Petrobras (PETR3; PETR4) depois de 40 dias no cargo. A demissão já era prevista pelo mercado, em virtude de mudança do ministro de Minas e Energia. Bento Albuquerque indicou Coelho, mas foi substituído por Adolfo Sachsida em 12 de maio.

+ Estratégias Long & Short: Aprenda a utilizar em suas operações!

“O Governo consigna ao Presidente José Mauro os agradecimentos pelos resultados alcançados em sua gestão, frente a Petrobras. O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais”, disse o governo em nota.

Com efeito, a alteração se deu em meio às críticas de Jair Bolsonaro sobre o preço dos combustíveis. De acordo com ele, a margem de lucro da petrolífera é um “estupro”. Ademais, somente no governo Bolsonaro, a presidência da estatal contou com outros dois nomes: Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna.

Caio Mário Paes de Andrade

O novo nome para a cadeira de presidência da Petrobras é Caio Mário Paes de Andrade, que ocupava anteriormente o cargo de secretário da Desburocratização, no Ministério da Economia.

De acordo com seu perfil, Paes de Andrade tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e é Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

+ E-book “ETFs e como investir em criptomoedas através da Bolsa Brasileira”

“Portanto, o indicado reúne todos as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras”, informou o Ministério.

“Por fim, o Governo renova o seu compromisso de respeito a governança da Empresa, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Petrobras”, disse, finalmente, o governo.

Quer saber como é a alta performance em operações utilizando a plataforma de negociação mais ágil do Brasil? Então cadastre-se no Fast Trade e tenha 7 dias de teste grátis.

MME demite Coelho da presidência da Petrobras; Paes de Andrade é o novo nome

Leia também:

Dólar fecha a R$ 4,80 em pregão negativo e de forte apetite ao risco no mercado de câmbio


Sobre o autor