Política

Ministro Paulo Guedes fala sobre a situação econômica do Brasil em Fórum Mundial

Por Fast Trade
21 janeiro 2022 - 12:17 | Atualizado em 21 janeiro 2022 - 13:35
Teto de Gastos

O ministro Paulo Guedes esteve na apresentação virtual do Fórum Econômico Mundial, e nesta sexta (21) disse que a inflação não será transitória no Brasil e no mundo. De acordo com o ministro da economia “a inflação será um grande problema para o mundo todo”.

Na análise de Paulo Guedes, os choques de ofertas terão fim. No entanto, países ocidentais não podem ter uma postura arbitraria como tem feito nas décadas recentes. Segundo afirmou, milhões de eurasianos puderam entrar nas cadeias de trabalho globais e assim deixaram a pobreza.

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

Além disso, Guedes afirmou que o Brasil é um dos prováveis países que está no mesmo ponto que estava antes da crise econômica. Ele também acrescentou que o país prosseguiu com reformas no ano de 2021 e destacou que a dívida se aproxima do mesmo patamar antes da pandemia.

Por fim, disse também que “os bancos centrais estão dormindo no volante” e que o mundo está imerso em um cenário sincronizado de desaceleração devido a inflação.

Ministro fala da gestão econômica na pandemia

Segundo o ministro, o setor público consolidado fechou o ano de 2021 com um sensível superávit. Destacou ainda que o Brasil retomou o controle fiscal ao adotar medidas para enfrentar a Covid-19. Contudo, mencionou o aumento do déficit de 1% do PIB – Produto Interno Bruto ao patamar de 10,5% no ano de 2020.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Apesar da variante Ômicron estar ganhando escala, o ministro esclareceu que o Brasil tem feito uso do protocolo para esse tipo de situação, embora não tenha detalhado quais são as medidas. Acrescentou que o país tem respaldo monetário e fiscal para enfrentar uma nova onda da Covid-19.

Concluindo, Guedes afirmou que o governo não deixou que os gastos de emergência utilizados para lidar com a crise sanitária se tornasse despesas fixas.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia Mais:

Radar do Trader: último dia para sanção do orçamento e queda nos índices globais


Sobre o autor