Política

Ministro da Economia afirma que governo estuda ampliar corte de IPI para 35%

Por Fast Trade
18 março 2022 - 16:05 | Atualizado em 18 março 2022 - 16:57
ministro da Economia, Paulo Guedes

Durante o Seminário da Economia Brasil realizado em Fortaleza (CE), Paulo Guedes, Ministro da Economia, afirmou que a ampliação de 25% para 35% no corte do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) está em avaliação pelo governo. Com exceção do tabaco, desde o mês passado, a alíquota de IPI foi reduzida para todos os demais produtos e o decreto publicado informou a que houve uma queda de 25%.

+ Baixe agora o e-book “ETFs e como investir em criptomoedas através da Bolsa Brasileira”

Segundo Guedes, a maior redução das alíquotas referente aos produtos de origem estrangeira são muito importantes neste momento. Isso porque os impactos causados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia sobre produtos considerados commodities são relevantes, sobretudo os grãos. Contudo, o ministro esclareceu que outras medidas poderão ser adotadas se a situação se agravar.

O ministro afirmou que o governo atual colocou o país em rota de prosperidade, deixando o setor privado no comando da economia. No entanto, disse que o Brasil não deve estar preso à capacidade de investimento de até 3 estatais. Também ponderou que o setor público receberá investimento e será restaurado através da geração de um fundo para reconstrução nacional.

Ampliação do corte do IPI deve acontecer em breve

De acordo com Guedes, durante uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro, eles “fizeram as contas” e consideraram chegar na redução de 35%. O ministro afirmou que em uma hipótese muito ruim, chegaria no mínimo a 30%. Segundo Paulo Guedes, o aumento dos preços de itens básicos é um dos principais motivos para que a ampliação da redução da alíquota aconteça o quanto antes.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, o ministro afirmou que o tema em questão faz parte de um projeto incompleto, pois “estamos em transição de uma economia dirigista para outra baseada no mercado”. Guedes disse também pretende reduzir minimamente o ICMS, mas ressaltou que o governo tem autonomia para agir sobre isso sempre que necessário.

Quer aprender a gerenciar riscos e tomar melhores decisões de investimento utilizando a tecnologia? Então faça a sua inscrição e participe gratuitamente do Invest Day!

 

Leia Mais:

Ações ON da SLC Agrícola podem integrar o Ibovespa a partir de maio, diz Itaú BBA

EzTec (EZTC3) reporta lucro líquido de R$ 72,480 milhões no 4T21, queda de 48%

 


Sobre o autor