Ações

Mesmo volátil, Ibovespa ganha força e sobe apoiado pelas blue chips

Por Fast Trade
10 dezembro 2020 - 14:23 | Atualizado em 10 dezembro 2020 - 17:22

Enfrentando a forte volatilidade da sessão, o Ibovespa operava em alta nesta quinta-feira (10), apoiado pelas blue chips na B3.

Depois de oscilar na abertura, o índice geral ganhou força impulsionado pelas ações ligadas ao setor bancário e às commodities.

Em meio à valorização dos preços do petróleo e do minério de ferro, as companhias Petrobras (PETR3/ PETR4) e Vale (VALE3) anotavam ganhos expressivos neste pregão.

Nesse sentido, pela primeira vez desde março, o barril de petróleo Brent, que é a referência da estatal, superou a marca de US$50 a unidade.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Isto porque, a expectativa pelas vacinas e a retomada dos níveis de demanda estão catalisando o desempenho da commodity energética.

Nos Estados Unidos, o governo divulgou o número de pedidos de auxílio-desemprego no país, totalizando 853 mil na semana passada.

Acima de tudo, o número superou as previsões dos economistas, evidenciando a forte desaceleração na recuperação da economia.

No Brasil, os investidores estão digerindo a decisão da última reunião de política monetária do ano, que determinou a manutenção da taxa Selic em 2% ao ano.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Para esclarecer, o comunicado com o tom mais hawkish surpreendeu o mercado, principalmente, por remover a diretriz de juros estáveis por mais tempo.

Assim, o mercado interpretou essa mudança na abordagem do Banco Central como uma sinalização de que a taxa básica deve aumentar em breve.

Na agenda de indicadores, as vendas no varejo cresceram 0,9% no mês de outubro, em comparação ao resultado de setembro, segundo o IBGE.

Com isso, o indicador atingiu novo recorde pela terceira vez consecutiva, superando o patamar registrado no período anterior à pandemia.

Contexto Internacional

Ficou no radar a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de expandir o programa de compra de títulos entre 500 bilhões a 1,85 trilhão de euros por mês.

Ademais, a autoridade monetária do velho continente determinou a prorrogação dos estímulos financeiros por mais 9 meses, até março de 2022.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Da mesma forma, o BCE manteve a taxa de refinanciamento em 0%, a taxa de empréstimos marginais em 0,25% e a taxa de depósitos em -0,5% ao ano.

Além disso, os investidores monitoravam as negociações por acordo comercial pós-Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia.

Destaques Corporativos

Top 5 máximas do índice à vista: CSN (CSNA3), PetroRio (PRIO3), Petrobras (PETR3), Petrobras (PETR4), Bradesco (BBDC4).

Top 5 mínimas do índice à vista: Azul (AZUL4), BRF (BRFS3), Hering (HGTX3), Suzano (SUZB3), Marfrig (MRFG3).

Às 13h22 (horário de Brasília), a Bolsa brasileira avançava 1,41%, aos 114.597 pontos, com um volume financeiro de R$13,968 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Mesmo volátil, Ibovespa ganha força e sobe apoiado pelas blue chips

Leia também:

Dólar registra forte queda com decisão do Copom e leilão de swap

ABEV3, TIET11, CPLE3, PGMN3: as notícias do radar corporativo 

Maia diz que o orçamento de guerra e o estado de calamidade não serão prorrogados


Sobre o autor