HomePolítica

Mesmo sob pressão, Moro tem aprovação de 54% da população, diz Datafolha

Por Eloiza Amaral
05 setembro 2019 - 11:58
Congresso estuda usar CPI para investigar envolvimento de Moro com procuradores do MPF

A pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta feira (5), aponta que mesmo após escândalos e pressão do presidente Jair Bolsonaro, a aprovação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, é de 54% da população.

Dentre os entrevistados, 94% disseram conhecer Moro, e 54% desta parcela avaliaram sua gestão como ótima ou boa; 24% disseram ser regular; 20% ruim ou péssima e 2% não responderam.

Na segunda feira, a pesquisa Datafolha apontou que a reprovação do presidente Jair Bolsonaro cresceu de 33% para 38% em agosto. Outros indicadores também indicaram para piora de sua imagem.

Em agosto, Bolsonaro gerou uma crise com Moro após ameaçar demitir o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, a fim de medir forças com chefe da pasta da Justiça e mostrar que tem controle sobre a corporação.

Embora a lei determine que o presidente tem poder para nomear o diretor geral da PF, é de praxe que isso seja feito pelo ministro da Justiça.

A Polícia Federal já dá como certa a demissão do diretor geral da corporação. O nome mais cotado para assumir o cargo de Valeixo é o de Anderson Gustavo Torres, atual secretário de Segurança do Distrito Federal.

A pesquisa Datafolha foi feita com 2.878 entrevistados, entre 29 e 30 de agosto, em 175 municípios de todo Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.


Sobre o autor