Mercados

Mercados globais assumem viés de alta com foco nas declarações de Powell

Por Fast Trade
23 junho 2021 - 08:59 | Atualizado em 23 junho 2021 - 11:26

Os mercados globais assumem viés de alta nesta quarta-feira (23), com foco nas declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Isto porque, o dirigente explicou à Câmara dos Representantes dos EUA que a inflação é passageira e não há pressa por parte da instituição para retirar os estímulos.

Além disso, Powell ressaltou que a crescente vacinação da população deve ajudar a economia norte americana voltar à normalidade. Ele também disse que todas as circunstâncias serão consideradas em uma eventual discussão de redução das compras de ativos, o que tranquilizou os investidores.

Em contrapartida ao otimismo do momento, as companhias de serviços financeiros J.P. Morgan Chase & Co e a fabricante de máquinas pesadas Caterpillar apresentaram um desempenho negativo, limitando a recuperação dos índices.

+ Guia completo sobre Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA)

No Brasil, o cenário de vacinação ainda está engatinhando, com apenas 31% da população vacinada pela primeira dose. Ao mesmo tempo, com a segunda dose, este percentual é ainda menor, no total de 11,57%.

Também no radar, a CPI da pandemia ouviu ontem o deputado federal, Osmar Terra, que justificou sua postura negacionista citando dados superados pela comunidade científica. Até o momento, a comissão já recebeu cerca de 1,3 terabyte de documentos para avaliação.

No Senado, os parlamentares aprovaram a Medida Provisória que eleva a tributação dos bancos e da indústria química para compensar as perdas com o subsídio temporário ao diesel e ao gás de cozinha.

Panorama Internacional – Europa e Ásia

No lado oriental vemos índices asiáticos também ficaram positivos, com destaque para a Bolsa de Shanghai, que subiu 0,25% impulsionado por ações de tecnologia como Alibaba e o Baidu.

Nesse sentido, vemos no Japão sentimentos mistos frente ao resultado das reuniões de políticas econômicas do Banco Central do país.

  • Nikkei (Japão) -0,03%
  • Hang Seng (Hong Kong) +1,79%
  • Shanghai (China) +0,25%
  • Kospi (Coreia do Sul) +0,38%

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Na Europa, o Stoxx 600 opera em queda de 0,44% puxado pelos setores de varejo e de commodities, que apresentam desempenho negativo neste pregão.

Por fim, o índice de gerente de compras industrial e de serviços da zona do euro atingiu o maior nível desde junho de 2006 ao subir para 59,2 em junho. Acima de tudo, o avanço acima de 50 indica que há forte expansão da atividade no bloco econômico.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Mercados globais assumem viés de alta com foco nas declarações de Powell

Leia também:

Gestores avaliam que há espaço ainda há espaço para a queda do dólar, apesar dos desafios

ETF da inovação americana estreia hoje na B3 sob o código “SHOT11”

Ibovespa ignora Wall Street e fecha em queda com sinalizações do Copom


Sobre o autor