AçõesHome

Mercado internacional reage à Bolsonaro e ETFs brasileiras tem salto de 14% no Japão

Por Fast Trade
29 outubro 2018 - 08:09
O dia será positivo para ativos locais com o otimismo eleitoral

Após a confirmação da vitória de Bolsonaro nas eleições presidenciais, os mercados do mundo inteiro começaram a dar os primeiros sinais em reação ao novo direcionamento assumido pelo país. Na Bolsa de Tóquio, os ETFs brasileiros chegaram a alcançar uma valorização de mais de 14% já no início das negociações, demonstrando que o Ibovespa pode esperar uma alta ainda mais forte para o pregão de hoje.

Embora nos últimos meses o mercado tenha vivido um forte rali em expectativa à Bolsonaro, agora no cenário pós-eleitoral, a tendência é haver um crescimento de 2% a 3% logo nos primeiros dias, segundo opinião de alguns analistas. O Ibovespa aparece nesse momento, como o melhor ativo para investimentos dentro do Brasil devido ao seu potencial de valorização, que pode alcançar os 45,8%, chegando aos 125 mil pontos até o final de 2019.

Segundo análise divulgada pela XP Investimentos, os setores mais beneficiados com essa alta são os estratégicos, em que atuam as empresas estatais, como Petrobras, Banco do Brasil e Cemig, e os setores de atividades como varejo, companhias aéreas, bancos e siderúrgicas. A XP também projetou um cenário otimista para a Selic com precificação entre 7,5% e 8,5% até o final do próximo ano, em contrapartida à projeção básica para o mesmo período, ficando entre 8% e 9%.

O Ministro da Fazenda de Bolsonaro, Paulo Guedes, assegurou que sua prioridade será retomar o crescimento do país com controle firme de gastos públicos e segurança jurídica para atrair novos investimentos, sobretudo os de infraestrutura, e criará um marco regulatório para consolidar as novas políticas. Ele também ressaltou seu compromisso com a reforma da previdência, com as privatizações, com a redução de privilégios e a redução de impostos e encargos trabalhistas.

Leia também:

Jair Bolsonaro eleito. E agora? Veja suas propostas de governo!

O Que Esperar Do Mercado Financeiro Com Jair Bolsonaro Na Presidência? – Baixe o Infográfico


Sobre o autor