Mercados

Mercado de ações tem retorno anual de 6% acima da inflação desde 1968

Por Fast Trade
10 junho 2021 - 06:34 | Atualizado em 10 junho 2021 - 07:19

O mercado de ações brasileiro apresenta um retorno anualizado de 6% acima da inflação desde 1968, quando iniciou a série histórica, segundo cálculos da XP Investimentos.

De acordo com a corretora, o Ibovespa teve um ganho médio real (descontada a inflação) acima do referido patamar em todos os anos de acompanhamento.

E o cenário atual não está diferente! Apesar do forte aumento no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a alta dos custos dos produtos não prejudicou a visão otimista que levou o Ibovespa a alcançar sucessivos recordes.

No pregão de ontem, o índice geral fechou positivo, pouco abaixo do nível de 130 mil pontos, negociando nas faixas próximas de sua máxima.

Guia de A a Z de como se tornar um trader

À medida que os investidores se posicionam para capturar a valorização dos ativos em uma recuperação mais forte, determinados setores avaliam os impactos do salto na inflação e na taxa básica de juros.

Isto porque, surpresas com eventuais pressões inflacionárias são vistas como um efeito colateral na retomada do crescimento econômico e não interferem no desempenho da Bolsa.

De acordo com a estrategista de ações da XP, Jennie Li, embora o aumento da inflação seja um ponto importante a ser acompanhado, existem outros fatores que sinalizam o viés adotado pelo mercado.

Assim, na visão da estrategista, o que importa é o motivo que justifica o movimento de alta nos preços em geral. Nesse sentido, a causa do aumento do IPCA é a retomada da economia, com o consequente fortalecimento da atividade.

Correlação entre os setores da economia e a inflação

Jennie Li ainda explicou que a Bolsa serve como “uma boa proteção contra a inflação”, considerando que há setores bem resilientes.

Nos últimos anos, os supermercados, a logística e os serviços públicos conseguiram repassar melhor os preços e, por isso, apresentaram uma excelente performance.

+ Guia do investidor iniciante

Ao mesmo tempo, em uma situação de juros mais altos, o setor bancário e as empresas ligadas à geração energia podem registrar margens melhores.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Mercado de ações tem retorno anual de 6% acima da inflação desde 1968

Leia também:

Ibovespa fecha em alta, mas cautela no exterior limita os ganhos deste pregão

Dólar sobe a R$5,06 sinalizando cautela, antes da inflação nos EUA

Ajuste de baixa nas ações da B3 sinaliza as preocupações com a concorrência


Sobre o autor