Economia

Mercado corrige expectativa sobre juros após discurso de Campos Neto

Por Fast Trade
15 setembro 2021 - 06:08 | Atualizado em 15 setembro 2021 - 07:03
Banco Central; mercado financeiro

O mercado corrigiu as expectativas sobre os juros depois da participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento do BTG Pactual. O evento ocorreu na terça-feira (13), antes do período de silêncio que precede a reunião do Copom.

“Vamos levar a Selic para onde for necessário, mas não significa que vamos alterar o plano de voo a cada número de alta frequência”, afirmou Campos Neto. Logo após, as taxas de juros futuros começaram a cair.

+ Clube de investimentos: Tudo o que você precisa saber

A taxa do DI para janeiro de 2022 ficou em 7% ante os 7,285% anteriores. No mesmo sentido, a DI para janeiro de 2023 recuou de 9,155% para 8,85%.

Igualmente, as opções de Copom tiveram alterações em suas apostas sobre a Selic. A expectativa de aumento de 1,25 ponto percentual na taxa básica de juros caiu de 44% para apenas 10%. A aposta de aumento da Selic em 1 ponto percentual, contudo, teve alta de 30% para 85%.

Análises do mercado

Para a economista-chefe da Armor Capital, Andrea Damico, o BC ainda aumentará a Selic em 1,25 ponto percentual na próxima reunião. Para ela, o Campos Neto quis tirar a possibilidade do aumento de 1,50 ponto percentual.

“O IPCA de agosto mostrou uma composição mais desfavorável, as projeções para inflação de 2022 na Focus andaram e as taxas de inflação implícita do mercado andaram de foguete”, justifica Damico.

Já para Gustavo Ribeiro, economista-chefe da ASA Investments, o mais importante é a determinação do BC em levar a Selic “onde for necessário”. Ele, todavia, vê obstáculos ao Banco Central para a aplicação dessa política.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Ribeiro ressalta primeiro a possibilidade do mercado projetar uma inflação diferente da do BC. Já em segundo lugar, ele aponta a trajetória fiscal, principal fator de elevação da inflação e alimentada pela alta de juros. A ASA investments projeta Selic de 8,25% em 2021 e 9% no fim do ciclo.

Para Tiago Berriel, estrategista-chefe do BTG Pactual, os comentários de Campos Neto ficaram claros. Sendo assim, ele afirma que o BC terá ritmo de aumento de 1 ponto percentual, mas ficará atento aos indicadores no futuro. 

Dessa forma, poderá agir de modo mais agressivo se for necessário. Sua projeção para a Selic fica entre 9% e 9,5% em 2022.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Mercado corrige expectativa sobre juros após discurso de Campos Neto

Leia também:

Dólar sobe a R$5,25 com o exterior ofuscando a cena local


Sobre o autor