Empresas

Marfrig comunica a aquisição de 27,8% do capital da BRF

Por Fast Trade
07 junho 2021 - 15:23 | Atualizado em 07 junho 2021 - 16:36
BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3)

A Marfrig Global Foods S.A. (MRFG3) informou nessa segunda-feira (07) que detém a fatia de 27,8% do capital da BRF (BRFS3).

O documento referente a esta aquisição foi protocolado junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, onde o frigorífico possui operações.

Como resultado, a Marfrig mantém sob sua titularidade o total de 226.010.428 ações da produtora de alimentos. Além disso, a aquisição pode tornar a companhia a maior acionista da BRF e também deixá-la perto da cláusula de “poison pill”.

Relatório: Maiores Rendimentos de Dividendos 2021

Acima de tudo, o objetivo desta cláusula é evitar a aquisição de um grande número de ações em circulação e fornecer estabilidade para participações minoritárias. Outro efeito é estimular a dispersão dos acionistas para democratizar a tomada de decisão social.

Outros grandes acionistas da BRF são o Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, o JPMorgan, a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, e a Kapitalo Investimentos.

Regras previstas no estatuto e a garantia de participação aos minoritários

Desse modo, segundo o estatuto social da BRF, qualquer acionista que atinja a participação de 33,33% das ações deve divulgar esse fato e dar início, em até 30 dias, a uma oferta pública de aquisição (OPA) aos minoritários.

Assim, o preço da OPA terá ágio de 40% sobre o preço médio das ações da BRF no intervalo de 120 dias anteriores e nos 30 dias que antecederem a operação.

Em nota, a BRF enfatizou que ainda é uma empresa sem controlador definido e que suas ações continuarão dispersas no mercado.

Guia de A a Z de como se tornar um trader

O avanço da Marfrig sobre a BRF começou nas últimas semanas, sob a justificativa de diversificar os investimentos.

A princípio, a companhia comprou uma fatia de 24,23% das ações da empresa, que é dona das marcas Sadia e Perdigão. Com isso, houve a aquisição de parte das ações da Previ, que decidiu desmontar sua posição na BRF, antes de 9%.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Marfrig comunica a aquisição de 27,8% do capital da BRF

Leia também:

Fundos de renda fixa lideraram captação de recursos em maio

Bolsa brasileira opera entre perdas e ganhos seguindo o exterior; dólar sobe

Transferência de ações da Smiles para a Gol gera R$744,4 milhões para acionistas


Sobre o autor