Tecnologia

Mapa lança plataforma que fortalece produção agrícola e manejo sustentável do solo

Por Fast Trade
07 dezembro 2020 - 08:30 | Atualizado em 07 dezembro 2020 - 11:30
Ministra Tereza Cristina (mapa)

O Ministério da Agricultura lançou a plataforma do Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos).

Leia também: Programa prevê tecnologias 4.0 para o agronegócio

Nesse sentido, a tecnologia engloba uma série de informações geográficas, mapas e dados produzidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Assim também, participaram a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Pasta, a ferramenta fortalece tanto a produção agrícola, quanto o manejo sustentável da terra. Recentemente, o Mapa havia destacado que a produção agropecuária dobrou em 22 anos no Brasil, amparado por tecnologia e inovação.

Desse modo, a expectativa é que a agricultura do País continue evoluindo cada vez mais, conforme dito pela ministra Tereza Cristina.

Além disso, a plataforma lançada na quinta-feira passada (3) trará o detalhamento que faltava para a prática da agricultura de precisão e da agricultura digital. A avaliação é do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação Fernando Camargo.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Nesse sentido, ele afirma que a tecnologia remove um grande entrave para a agricultura do Brasil, isto é, a falta de conhecimento detalhado do solo.

Otimista, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, lembrou que “o Brasil transformou sua agricultura” com um conhecimento sobre os solos limitado a, em média, 5%. “Imagine o que vai poder fazer agora”, completou.

Ele ainda lembrou que países como os EUA têm informações detalhadas do solo desde a década de 1960.

Baixe gratuitamente: Dólar e Mini dólar – Desvendando este mercado

Mais do PronaSolos, segundo reportagem elaborada pelo Mapa

Ademais, de acordo com a chefe-geral da Embrapa Solos, Petula Ponciano Nascimento, qualquer cidadão poderá participar e acessar os dados.

Por outro lado, a primeira versão da plataforma do PronaSolos exige algumas habilidades técnicas para utilização, conforme destacado pelos pesquisadores.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Assim sendo, a expectativa é que a ferramenta seja utilizada, a princípio, principalmente por técnicos, pesquisadores e tomadores de decisão.

Posteriormente, contudo, as informações ficarão mais acessíveis ao público em geral.

Isso porque será feito um trabalho de simplificação de linguagem, bem como ajustes na integração dos dados de diferentes bases.

Por fim, veja o release do Mapa sobre o tema e acesse o site do PronaSolos para ficar por dentro das informações sobre o programa.

Participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram para ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade. Basta acessar o link: https://t.me/plataformafasttrade.


Sobre o autor