HomePolítica

Manifestações anti-Congresso: Alcolumbre está insatisfeito com apoio do governo federal

Por Bruna Santos
03 março 2020 - 08:58

O movimento de integrantes do governo em apoio a manifestações anti-Congresso, contra a Câmara e o Senado continuam em destaque. Ontem (2), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto.

Em uma reunião de mais de uma hora, o parlamentar esclareceu a insatisfação do Legislativo para com o Executivo.

Segundo apurou o Valor Investe, as recentes declarações do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, foram mencionadas. Heleno, na época, deu a entender que o Congresso chantageia o Executivo ao votar matérias apenas em troca de recursos.

De acordo com alguns interlocutores ouvidos pelo Estadão, o senador avisou que não vai mais tolerar ataques ao Congresso Nacional. Até então, Alcolumbre era um dos poucos políticos que não havia se posicionado de forma pública sobre as manifestações anti-Congresso.

Uma fonte explicou que ele não fez declarações contra as insinuações de Heleno justamente para não “aumentar a crise política”. Assim também, é a primeira vez que o parlamentar leva uma reclamação para o presidente da República com mais ênfase.

Por causa disso, Alcolumbre pediu, inclusive, que a reunião com Bolsonaro fosse a portas fechadas, apenas entre os dois. A intenção de Davi é que não haja declarações como do auxiliar do governo, que corroborou para incitar manifestações anti-Congresso.

Os vetos ao orçamento impositivo não foram tratados com detalhes nesse encontro, mas será costurado com os ministros do governo. Nesse sentido, o governo conta com o apoio do Senado para impor uma derrota aos deputados.

No mesmo dia, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu com Alcolumbre na residência oficial da Presidência do Senado. O encontro serviu para discutir a reforma tributária, administrativa e das PECs Mais Brasil, pacote que tramita no Senado.

Leia mais destaques que vão além das manifestações anti-Congresso:

G-17 discute avanço do Covid-19; leia sobre as manifestações anti-Congresso e mais destaques

Coronavírus derruba expectativa da OCDE sobre o crescimento da economia mundial

Saldo da balança comercial fica positivo em US$ 3,1 bi em fevereiro e reverte déficit de janeiro


Sobre o autor