
O Magazine Luiza (MGLU3) reverteu o lucro de R$ 386,6 milhões apurado no 2T19 e reportou um prejuízo líquido de R$ 64,5 milhões no 2T20. De acordo com a varejista, o fechamento temporário das lojas físicas por causa da pandemia do coronavírus foi o principal motivo do resultado.
Embora o resultado em abril tenha sido altamente abalado pelo fechamento das lojas, a companhia notou uma aceleração das vendas on-line a partir de maio.
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Além disso, a reabertura gradual das lojas físicas contribuiu para o resultado se aproximar do “breakeven” (também conhecido como o ponto de equilíbrio). Em junho, por exemplo, esse cenário ficou ainda mais evidente, já que o Magazine Luiza lucrou R$ 93 milhões no mês, conforme o comunicado.
Já as despesas operacionais do Magalu R$ 1,4 bilhão, +81% na comparação anual. Por sua vez, as vendas cresceram 53,7%, para R$ 1,1 bilhão.
Ademais, sua receita líquida avançou 29,2%, para R$ 5,5 bilhões, e a receita bruta subiu 31,2%, para R$ 6,8 bilhões, puxado pelo reaquecimento mencionado acima.
Segundo o comunicado do Magalu, a receita de serviços subiu 25% no segundo trimestre apesar do fechamento temporário das lojas físicas.
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Vale destacar que o período abril/maio/junho é considerado ainda o mais crítico da pandemia do coronavírus. Assim sendo, os resultados corporativos mostram o impacto disso.
Na esteira das contrações financeiras, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) declinou 62,2%, para R$ 143,7 milhões. Do mesmo modo a margem caiu 6,2 pontos percentuais (p.p.) no trimestre, a 2,6%.
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Geração de caixa Magazine Luiza
Embora o Magazine Luiza tenha reportado um prejuízo no 2T20, a companhia apurou a maior geração de caixa operacional em um trimestre da sua história.
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De acordo com a varejista, seu fluxo ajustado pelos recebíveis somaram R$ 2,2 bilhões nos três meses. Em 12 meses, ele atingiu R$ 2 bilhões.
Houve um salto de R$ 5 bilhões na posição de caixa líquido ajustado nos últimos 12 meses e, portanto, o indicador passou de R$ 800 milhões em junho de 2019 para R$ 5,8 bilhões em 2020.
Segundo o Magalu, o desempenho está relacionado com a forte geração de caixa, investimentos, aquisições e oferta subsequente de ações concluída em novembro de 2019.
E por falar em investimentos, a varejista Magalu reportou um recuo de 44% na mesma base de comparação anual, para R$ 69,5 milhões. Clique aqui para conferir o release de resultados do Magalu na íntegra.
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