Política

Líder do governo confirma votação da MP da Eletrobras na próxima semana

Por Fast Trade
08 junho 2021 - 15:30 | Atualizado em 08 junho 2021 - 16:45

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), confirmou que a votação da medida provisória (MP) de privatização da Eletrobras acontecerá na semana que vem.

Nesse sentido, a data exata ainda será definida pelo presidente da casa, Rodrigo Pacheco (DEM), mas acontecerá entre terça e quarta. Com isso, o prazo para tramitação da MP ficará ainda mais curto, já que a proposta deve expirar no dia 22 de junho, quando cessará os seus efeitos.

Além disso, o projeto terá que voltar à Câmara dos Deputados, para deliberação dos parlamentares analisarem o projeto em menos de uma semana. Isto porque, os senadores devem promover alterações no texto-base.

Guia completo para obter sucesso na Bolsa de Valores

Acima de tudo, o Palácio do Planalto solicitou que o relator da matéria, o senador Marcos Rogério (DEM), se manifeste ainda esta semana.

Apesar disso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), já havia cobrado celeridade nos trâmites, para dar sequência ao andamento da MP.

Na última segunda-feira, ele reforçou o acordo com Pacheco para que os senadores analisassem o projeto. “Há previsão de votação da Eletrobras [no Senado] para no máximo esta semana ou na outra e imediatamente entrará na pauta da Câmara”, disse.

Divergências sobre a privatização da Eletrobras conforme dispõe a MP

Apesar de todo esse esforço, a aprovação da MP pelos parlamentares nas duas casas legislativas ainda se mostra incerta.

Acima de tudo, o principal motivo das divergências é o agravamento da crise hídrica no país. Diferentes legisladores admitiram a preocupação de que a população vincule o aumento da conta de energia à capitalização de empresas estatais.

Guia de A a Z de como se tornar um trader

Em contrapartida, o senador Ciro Nogueira (PP) acredita que o texto-base da referida MP não deve sofrer mudanças no Senado.

Segundo o parlamentar, o clima na Casa Legislativa é pela aprovação sem entraves da MP, que prevê aumento temporário da alíquota da CSLL para o setor financeiro e também já aprovada pela Câmara.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Líder do governo confirma votação da MP da Eletrobras na próxima semana

Leia também:

JBS lidera a produção de suínos na Austrália após aquisição da Rivalea

Bolsa brasileira opera em queda em dia de correção à máxima; dólar cai

Petrobras inicia processos para vender sua participação na Braskem


Sobre o autor