EmpresasHome

Leilão da cessão onerosa começa hoje

Por Bruna Santos
06 novembro 2019 - 11:32
Petrobras vende 50% de sua participação em empresa de biocombustível para a Galp

Para participar do leilão da cessão onerosa, as empresas interessadas devem oferecer à União fatias iguais ou superiores aos percentuais mínimos de óleo-lucro de 26,23% (bloco de Atapu), 23,24% (Búzios), 18,15% (Itapu) e 27,88% (Sépia).

Caso o total de áreas oferecidas sejam arrematadas, a rodada terá uma arrecadação de bônus de assinatura mais que 11 vezes maior que os R$ 8,9 bilhões obtidos na 16ª Rodada de Concessão, realizada em outubro.

Embora duas petrolíferas de grande porte tenham desistido do certame, outras doze empresas se habilitaram para participar do leilão.

São elas: Petrobras, Chevron (EUA), CNODC (China), CNOOC (China), Ecopetrol (Colômbia), Equinor (Noruega), ExxonMobil (EUA), Petrogal (Portugal), Petronas (Malásia), QPI (Catar), Shell (Reino Unido) e Wintershall Dea (Alemanha).

Se, por outro lado, alguma das quatro áreas não forem leiloadas, o governo pode realizar um novo leilão em 2020.

Segundo o Valor Econômico, o leilão da cessão onerosa vai testar a confiança dos gestores e investidores na Petrobras na Bolsa de Valores.

Em paralelo, é consenso que o certame tem potencial para reforçar o cenário positivo para a companhia no médio prazo.

Os campos de interesse da estatal custam, em média, R$ 70 bilhões, que deverão ser pagos ao Tesouro até 26/06/2020.

O dia não tem uma direção clara lá fora, depois de tantas comemorações com a possível trégua na guerra comercial, mas que ainda tem poucos efeitos práticos, os investidores optam por monitorar agora todos os sinais com mais clareza. Enquanto isso, o Congresso dos EUA pretende aprovar um orçamento de 100 bilhões de dólares para financiar pesquisas em inteligência artificial (IA) nos próximos cinco anos. Não deixa de ser mais uma tentativa de ultrapassar as pesquisas chinesas. Porém, que ainda está muito atrás. Só a prefeitura de Xangai tem 15 bilhões de dólares para projetos de IA nos próximos 10 anos e os EUA tem 1 bilhão por ano.

O grande destaque do dia por aqui é o megaleilão da cessão onerosa, que deverá ser a maior do mundo e gerar financiamento aos cofres da União. A expectativa é grande e um sinal de alerta foi acendido depois que algumas petrolíferas estrangeiras desistiram de participar. Vale então ficar de olho em qual será a atuação da Petrobras. Mas ainda assim, deverá movimentar um bom valor hoje, que deve gerar ao governo 106,5 bilhões de reais e que ainda poderá fazer com que o país fique com o menor déficit nas contas públicas desde 2014.

Por Glenda Ferreira – Especialista em Investimentos na Levante Ideias de Investimentos


Sobre o autor