Economia

Juros baixos podem influenciar na depreciação do câmbio, diz estudo do BC

Por Fast Trade
22 julho 2021 - 06:13 | Atualizado em 22 julho 2021 - 08:17

Um estudo conduzido por economistas do Banco Central mostrou que os juros baixos podem ter efeitos significativos na depreciação do câmbio.

De acordo com as informações divulgadas, uma queda de 1% na taxa Selic pode resultar em uma depreciação de até 3,4% no real, na paridade com o dólar.

Nesse sentido, os economistas José Valentim Machado Vicente, Jaqueline Terra Moura Marins e Wagner Piazza Gaglianone avaliaram os impactos das decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) que surpreendem o mercado.

+ Clube de investimentos: Tudo o que você precisa saber

Ou seja, se os analistas esperam um declínio de 0,5% na taxa básica e o Copom decide cortar 1,5%, o grupo analisa os efeitos desta diferença de 1% no câmbio. Por ser um tema que vem gerando grande controvérsia na instituição, ainda não há um viés definitivo para a questão.

No entanto, no Relatório de Inflação (RTI) de março, o BC investigou o papel dos juros e de outras variáveis na volatilidade do câmbio. Isto porque, após a pandemia, as variações se tornaram mais intensas e não mostraram qualquer sinal de padrão para a movimentação.

Explicações para a volatilidade do câmbio no Brasil

No estudo, ficou claro que o diferencial de juros interno e externo consegue explicar apenas parte desta oscilação tão intensa.

Porém, outros fatores também exercem um peso forte na volatilidade da paridade dólar-real, como por exemplo, a popularização dos mini contratos, as pressões internacionais das divisas globais e emergentes, etc.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Desse modo, o próprio presidente do BC, Roberto Campos Neto, alertou para que essa pesquisa fosse analisada com bastante cautela em virtude das possíveis contradições.

O estudo “Impactos das decisões do Copom na taxa de câmbio no Brasil” foi publicado no site do BC, mas traz como ressalva que as opiniões ali contidas não demonstram, necessariamente, a posição oficial da instituição.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Juros baixos podem influenciar na depreciação do câmbio, diz estudo do BC

Leia também:

Ibovespa fecha em alta com recuperação externa e valorização da Petrobras

Dólar cai a R$5,18 em sessão de intensa volatilidade e alívio no exterior

Via Varejo segue o plano de expansão que prevê a abertura de 120 lojas em 2021


Sobre o autor