HomePolítica

JPMorgan cria índice que mede impacto dos tuítes de Trump nos Treasuries

Por TradersClub
09 setembro 2019 - 10:28

Estrategistas do JPMorgan criaram um índice para analisar o impacto dos tuítes do presidente americano Donald Trump no mercado de renda fixa dos Estados Unidos, diante dos fortes surtos de volatilidade que suas comunicações geram – especialmente no que tange à guerra comercial com a China e à atuação do Federal Reserve na administração da política monetária americana.

De acordo com a agência de notíciaS Bloomberg News, o índice foi denominado “Volfefe Index”, em referência a um tuíte inacabado de Trump no ano passado, que mencionava a palavra “Covfefe” e que foi motivo de piadas.

O Volfefe foca em específico na volatilidade implícita dos rendimentos dos Treasuries americanos de dois e cinco anos. O movimento sugere a importância crescente de medir o impacto do estilo menos convencional de Trump para anunciar quaisquer decisões de política econômica. Em constante confronto com a imprensa e pouco interessado em seguir protocolos, Trump faz anúncios relevantes de política que muitas vezes, por serem tão curtos, criam grande confusão entre os investidores.

“A política comercial e monetária se tornou um foco crescente para o poder executivo, e tudo, desde sentimentos casuais a intenções políticas aparentemente formais, é disseminado global e instantaneamente, através desta plataforma de mídia social cuidadosamente examinada”, diz a equipe de analistas liderada por Josh Younger e Munier Salem em um relatório, segundo a Bloomberg.

Desde a eleição de novembro 2016, Trump realizou em média dez tuítes por mês, enviados a aproximadamente 64 milhões de seguidores, totalizando cerca de 14 mil mensagens ao longo do período.

A iniciativa do JPMorgan foi precedida por um estudo do Bank of America Merrill Lynch, na semana passada, que mostrava que dias em que Trump tuíta com frequência sobre temas caros ao mercado tendem a trazer retornos negativos de 9 pontos-base em média. Os dias com menos atividade no Twitter de Trump tendem a gerar retornos positivos de 5 pontos- base.


Sobre o autor