Mercados

Itaú BBA reduz projeções para o Ibovespa em 2021 devido ao cenário de riscos

Por Fast Trade
15 setembro 2021 - 14:01 | Atualizado em 15 setembro 2021 - 15:37

O Itaú BBA reduziu as projeções de 152 mil pontos para 120 mil no Ibovespa em 2021, devido ao cenário de riscos que o ambiente macroeconômico brasileiro oferece. Em meio às crises política e fiscal, outros fatores como a elevação de juros e a alta da inflação devem piorar a situação.

Desse modo, em um relatório chamado de “tempestade perfeita”, o Itaú BBA ressaltou o declínio do ambiente econômico brasileiro, sobretudo, no que diz respeito à Selic e ao IPCA.

+ Clube de investimentos: Tudo o que você precisa saber

Nesse sentido, o indicador de inflação, inclusive, aumentou de 5,44% no mês de junho para 8% – segundo últimas atualizações do índice.

O banco também destacou a elevação dos riscos em relação à área fiscal , pois não há segurança quanto ao equilíbrio de custos de precatórios versus o teto de gastos. Além disso, a crise hídrica também deverá alavancar as tarifas de energia elétrica e a alta cobrança pela expansão do novo Bolsa Família.

Ajuste de portfólio com empresas menos reativas

Marcelo Sá e Matheus Marques, analistas que assinaram o relatório, explicaram: “esperamos investidores mais seletivos, dada a elevação de risco percebida com a deterioração das macro perspectivas no Brasil”.

Com o ajuste de portfolio do Itaú BBA, houve a exclusão dos seguintes nomes: Bradesco (BBDC4), Magazine Luiza (MGLU3) e Méliuz (CASH3), consideradas empresas com elevado potencial de crescimento. Em razão das exclusões, foram adicionadas a Energisa (ENGI11), Eneva (ENEV3) e WEG (WEGE3), consideradas mais defensivas.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Os analistas ainda disseram que incialmente apostavam em uma boa recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil. No entanto, além de notar que isso não ocorreria no curto prazo, o ciclo de alta nos juros ocorre mais depressa do que o esperado.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Itaú BBA reduz projeções para o Ibovespa em 2021 devido ao cenário de riscos

Leia também:

Bolsa brasileira cai 1% com incertezas sobre a recuperação global; dólar oscila 

IBC-Br tem alta de 0,6% em julho, em 12 meses o avanço é de 3,26%


Sobre o autor