Empresas

Itaú anuncia plataforma para comercializar tokens de recebíveis ainda em 2022

Por Fast Trade
14 julho 2022 - 16:00 | Atualizado em 20 julho 2022 - 12:45
Itaú Unibanco (ITUB4)

O Itaú Unibanco (ITUB4) informou a criação de uma plataforma para negociação de tokens. O lançamento deve acontecer ainda este ano e o foco é oferecer infraestrutura de negociação para os clientes do varejo. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (14).

O projeto faz parte da estratégia da companhia de capitalizar a crescente demanda dos clientes pelo ativos digitais. O objetivo, portanto, é tomar a dianteira em relação aos concorrentes e movimentar dezenas de bilhões de reais nos próximos anos.

+ Disciplina operacional: como desenvolvê-la?

“Dá pra imaginar que cerca de 10% dos ativos de mercado nos próximos serão via tokens”, disse Vanessa Fernandes, chefe da recém-criada Itaú Digital Assets. Embora o banco tenha demonstrado receio histórico sobre os ativos digitais, a companhia identificou a possibilidade de comercializar parte relevante dos produtos financeiros por meio de tokens.

A plataforma do Itaú irá realizar a emissão e distribuição dos tokens, bem como a custódia dos ativos. Sendo assim, as transações serão mais baratas e ágeis. Além disso, a emissão e a custódia serão mais simples.

Redução de taxas e criptomoedas

De acordo com Vanessa Fernandes, essa simplificação pode trazer redução das taxas de serviço aos clientes. Os consumidores do varejo, portanto, poderiam pagar menos na aquisição de produtos tradicionais como os fundos, por exemplo.

Ademais, o Itaú avalia se vai oferecer no futuro um serviço de compra e venda de criptomoedas aos clientes do varejo. “Pode acontecer nos próximos dois anos”, disse Fernandes. É, novamente, uma mudança de postura da companhia, que seguia limitando operações com clientes que negociam ativos digitais.

+ Guia do Investidor Iniciante: Baixe agora!

Fernando afirmou, todavia, que o mercado tem se desenvolvido e que novas formas de controle, como as ferramentas para detectar e prevenir lavagem de dinheiro, por exemplo, estão surgindo. Dessa forma, o mercado ganha novos patamares de segurança.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a newsletter Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!

Itaú anuncia plataforma para comercializar tokens de recebíveis ainda em 2022

Leia também:

Bolsa brasileira tem forte queda pressionada pela aversão ao risco global; dólar avança


Sobre o autor