Economia

Ipea projeta IPCA em 5,6% ao final de 2022, acima da meta do Banco Central

Por Fast Trade
22 fevereiro 2022 - 15:37 | Atualizado em 22 fevereiro 2022 - 16:12
Inflação
Créditos: shutterstock.com

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2022, elevando as estimativas para 5,6%. Na última medição, a previsão era de inflação em 4,9%, o que já representava um patamar superior à meta estabelecida pelo Banco Central de 3,5% (admitindo variação positiva ou negativa de 1,5%).

+ Carteira Recomendada de Ações Fevereiro: Baixe agora!

Nesse sentido, o Ipea explicou que essa mudança teve como fundamento a pressão de alta nos preços dos alimentos (+6,1%) e dos bens livres (+5%). Além disso, a inflação prevista para todas os segmentos monitorados subiu, com destaque de valorização para os serviços livres e de educação.

“O crescimento econômico moderado e a recuperação gradual do mercado de trabalho impedem uma retomada mais forte na demanda interna” – explicou o comunicado da instituição. Ao mesmo tempo, o Ipea citou o déficit maior nas empresas do setor elétrico, que deve resultar em uma elevação significativa nas tarifas para a energia e nos preços dos combustíveis.

Riscos considerados para este cenário

Embora haja uma grande expectativa de desaceleração no IPCA ao longo de 2022, o Ipea explicou que há outros riscos que podem limitar este movimento. Desse modo, sob a ótica interna, as incertezas em relação ao quadro fiscal e o cenário eleitoral são dois pontos críticos para o indicador.

“Não estão descartados riscos inflacionários adicionais, que podem limitar ainda mais a desinflação no ano. Pelo lado da economia mundial, o agravamento das tensões entre a Rússia e a Ucrânia pode gerar uma alta mais acentuada das commodities” – acrescentou o instituto.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por ora, o câmbio está se fortalecendo graças ao ingresso de recursos no mercado local, contudo, o cenário mais avesso ao risco e volátil pode gerar impactos no real e isso pode resultar no aumento dos preços dos itens importados.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Ipea projeta IPCA em 5,6% ao final de 2022, acima da meta do Banco Central

Leia também:

Bolsa brasileira opera em alta com fluxo comprador no mercado local; dólar cai

Lucro da Blau Farmacêutica cai 41% no 4T21 para R$ 44 milhões; ações recuam 4%

Banco Inter divulga resultados do 4T21 reportando lucro líquido de R$ 6,4 milhões


Sobre o autor