AçõesHome

IPCA vem abaixo do consenso em janeiro; juros ajustam para baixo

Por TradersClub
08 fevereiro 2019 - 10:54
Monitor do PIB recua 0,4% em fevereiro, diz FGV

O IPCA de janeiro acelerou na base mensal, mas veio abaixo do consenso, refletindo deflação ou estabilidade de preços nos segmentos vestuário e transportes, e reforçando o viés de inflação controlada no começo do ano. Os contratos de juros futuros abriram em baixa na sexta-feira.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

De acordo com o IBGE, o índice referência dos preços ao consumidor no país acelerou 0,32% em janeiro, acima dos 0,15% de dezembro. O consenso colhido pelo TC aguardava inflação de 0,36%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 3,78%, pouco abaixo dos 3,82% do consenso.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas vestuário mostrou deflação, de 1,15% no mês. A maior variação positiva ficou com alimentação e bebidas, alta de 0,90%. Transportes continuou a tônica positiva, mostrando aumento de 0,02% no mês.

Baixe o e-book: Desvendando o swing trade: tudo o que você precisa saber!

Em relação aos núcleos, que mostram as tendências na inflação subjacente e retira os itens mais voláteis da amostra do IPCA no mês, eles ficaram praticamente estáveis em janeiro, disseram economistas. A média dos núcleos ficou em 0,37%, comparada com 0,38% em dezembro. Já o índice de difusão, que mostra a percentagem de artigos que mostraram alta no período, subiu de 61,1% para 61,9%.

Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou

O contrato do DI com vencimento em janeiro próximo recuava 2 pontos-base a 6,455%, após forte ajuste para cima na véspera. Ontem o mercado reagiu à decisão do comitê de política monetária do Banco Central de quarta-feira, que manteve a taxa básica de juros Selic estável no menor patamar histórico, mas que não deu pistas para um possível corte da taxa. Na semana passada tinham aumentado as apostas de que o BC sinalizaria uma redução da Selic.

Relatório gratuito – Petrobras: O petróleo é nosso


Sobre o autor