Economia

IPCA desacelera para 0,25% em janeiro, aponta IBGE

Por Fast Trade
09 fevereiro 2021 - 17:00 | Atualizado em 09 fevereiro 2021 - 19:25
IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro foi de 0,25%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim sendo, o indicador ficou 1,10 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa apurada no mês anterior (1,35%).

Como resultado, o IPCA acumulou alta de 4,56% nos últimos doze meses e, portanto, superou os 4,52% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Na comparação entre janeiro do ano corrente e janeiro de 2020 (0,21%), a variação não foi tão diferente.

Na avaliação do Credit Suisse, a inflação abaixo do esperado não muda o viés de alta para a projeção do IPCA em 2021. Vale destacar que a mediana calculada em cima das estimativas colhidas pelo Valor Data indicavam uma variação de 0,32% para o índice.

Por sua vez, o Credit Suisse era ainda mais otimista e projetava 0,34% para a inflação. Em relatório, a instituição pontuou a queda generalizada entre alimentos e produtos industriais como um movimento que deve ser temporário.

Para os economistas Solange Srour e Lucas Vilela, do Credit Suisse, a perspectiva de que o resultado abaixo do esperado é temporário “dada a recuperação já observada nos preços ao produtor e a forte alta dos preços do petróleo e alimentos em reais”.

Além disso, sete dos nove grupos de produtos e serviços consultados tiveram alta em janeiro, sobretudo o grupo Alimentação e bebidas. Nesse sentido, a variação (1,02%) representou também o maior impacto (0,22 p.p.) para o índice geral.

Em segundo lugar, o grupo Transportes (0,41%) foi o que mais contribuiu de forma positiva (0,08 p.p.) para o levantamento. Por outro lado, o grupo Habitação registrou decréscimo na passagem de dezembro para janeiro (-1,07%) e marcou o maior impacto negativo (-0,17 p.p.).

+ Guia do Investidor Iniciante: acesse o material gratuito.

INPC varia 0,27% em janeiro

Ademais, o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC avançou 0,27% em janeiro. Assim como o IPCA, o indicador desacelerou na comparação com dezembro, uma vez que o INPC marcou 1,46% no último mês de 2020.

Com o resultado de janeiro, o índice já acumula alta de 5,53% em 12 meses e supera os 5,45% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a taxa foi de 0,19%, conforme mostram os indicadores do IBGE. Veja mais estatísticas aqui.

Leia também: B3: investidores repercutem resultados de BTG Pactual (BPAC11) e BR Properties (BRPR3)

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade.


Sobre o autor