Mercados

Investimentos, ações de commodities e dividendos

Por Fast Trade
07 agosto 2020 - 07:33 | Atualizado em 07 agosto 2020 - 10:00
ICB

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que os investimentos recuaram 1,3% na passagem de maio para junho, na série com ajuste sazonal.

Baixe agora: Dólar e Mini Dólar – Desvendando este mercado

Esse resultado foi medido pelo Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), e levou o segundo trimestre a fechar com queda de 24,5%.

De acordo com a publicação do instituto, o declínio reflete o isolamento social, adotado como medida para conter o avanço do coronavírus no Brasil.

Baixe gratuitamente: O que ninguém conta sobre os investimentos em ações

Quando comparado aos mesmos períodos de 2019, junho registrou queda de 15,6%. Já o segundo trimestre contraiu 23,1%, conforme mostrou o indicador. Em doze meses, os investimentos também recuaram, mas de forma menos acentuada: 4,1%.

Construção civil e outros ativos

De acordo com o estudo divulgado na véspera (6), os investimentos em máquinas e equipamentos contraiu 13,9% frente a maio. Na contramão, a produção nacional esses mesmos bens avançaram 8,2%. Em contrapartida, a importação caiu 56,9% na mesma base de comparação.

Baixe gratuitamente o GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR EM DERIVATIVOS

“Este resultado refletiu a alta base de comparação em maio, quando ocorreu um forte aumento associado à importação de plataformas de petróleo”, informou o Ipea.

Além disso, os investimentos em outros ativos fixos declinaram 1,8% na passagem de maio para junho. Já a construção civil cresceu 6,5%, na série dessazonalizada. O resultado sucedeu alta de 14,6% em maio, mas recuou 13,9% no primeiro trimestre para o segundo em 2020.

Baixe gratuitamente: Guia do investidor iniciante

No geral, o estudo revelou que todos os segmentos tiveram resultado negativo em resposta ao lockdown na economia brasileira, ocasionado pela pandemia.

O destaque negativo ficou para as máquinas e equipamentos, que despencaram 33,1%, seguido de 18,9% para outros ativos fixos e 13,9% para a construção civil.

Confira a publicação do Ipea e acesse a íntegra do estudo sobre os investimentos

Ações de commodities

E por falar em investimentos, as ações de empresas brasileiras ligadas ao segmento de commodities têm retomada superior ao Ibovespa desde março. O levantamento foi feito pelo Valor Investe, que relacionou ainda a recuperação com a disparada dos preços do petróleo e minério de ferro.

Baixe gratuitamente o RELATÓRIO ESPECIAL SOBRE OS FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Nesse contexto, a expectativa é que continue a valorização para as empresas desse segmento. Para respaldar a previsão, a publicação trouxe o comparativo sobre a recuperação do Ibovespa, desde a derrocada até os 63 mil pontos, e ações commodities.

Desde 23 de março, o principal índice da Bolsa Brasileira recuperou 64%, mas a Vale ON já avança 81% desde o mesmo período. Por sua vez, a Petrobras ON sobe 106,4%, enquanto a PN da petroleira estatal avança 101%.

Baixe agora: Tudo o que você precisa saber sobre análise técnica de ações e futuros

Na avaliação do gestor de renda variável da Macro Capital, Leonardo Morales, as ações da Vale ainda têm potencial de ganhos.

Segundo ele, esse cenário é possível mesmo que o preço do minério de ferro passe por realização em razão do desconto da empresa ante os pares internacionais, mas também quando considerado o próprio preço da commodity.

Leia também: Agronegócio tem evitado queda maior da economia, afirma Campos Neto

Vale restabelece política de dividendos

Outro catalisador deve gerar impulso para a mineradora Vale: a distribuição de dividendos. Em meados de julho, a empresa informou que seu Conselho de Administração aprovou o pagamento em 7 de agosto dos JCP.

Baixe agora: Desvendando o Swing Trade – Tudo o que você precisa saber!

Além disso, a mineradora restabeleceu, sem alterações a política de remuneração aos acionistas que estava suspensa desde janeiro de 2019. A política prevê que os dividendos mínimos calculados com base nos resultados do primeiro semestre de 2020 sejam pagos já em setembro.

Baixe gratuitamente o GUIA COMPLETO PARA OBTER SUCESSO NOS INVESTIMENTOS EM AÇÕES

Quer ficar informado de tudo o que acontece no mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade


Sobre o autor