HomePolítica

Índices industriais do Brasil crescem 1,1% em 2018, divulga IBGE

Por Eloiza Amaral
01 fevereiro 2019 - 12:39
confiança da indústria; faturamento da indústria

Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE), os índices industriais brasileiros tiveram alta de 0,2% em Dezembro de 2018, comparado ao mês anterior. O acumulo do ano inteiro foi de crescimento de 1,1%, registrando desaceleração em relação à 2017, quando os avanços foram de 2,5.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

Embora sendo os resultados mais fracos desde 2016, sobretudo, foram otimistas, quanto aos que haviam sido premeditados pela agência Reuters, que acreditava que os recuos industriais comparados à Dezembro de 2017 chegariam a 4,2%. Obtiveram oficialmente queda de 3,6%.

O instituto destacou em nota que: ‘’Entre as treze atividades em queda, produtos alimentícios (-5,1%) deu a contribuição negativa mais intensa. Destacam-se também os resultados negativos de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-3,3%) e de couro, artigos para viagem e calçados (-2,3%).’’.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

O gerente da pesquisa no IBGE, André Macedo disse que “Atividades como alimentos, metalurgia e bebidas, que mostraram comportamento positivo no início do ano, perderam intensidade ao longo dos meses”, mas foi otimista em tratando-se de outros pontos: ‘’ “Embora tenha perdido intensidade nos últimos meses do ano, o setor automobilístico, em 2018, foi especialmente favorecido pela maior demanda do mercado argentino”, completou.

A produção de bens de capital cresceu 0,4% no ano, mas recuou 5,7% no último mês. Já a produção de bens duráveis encolheu 2,1% em Dezembro e avançou 7,6% no calendário completo.

Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou

A pesquisa completa do IBGE você encontra aqui


Sobre o autor