Economia

Índice de Confiança do Comércio disparou 11,6 pontos em abril

Por Fast Trade
29 abril 2021 - 07:00 | Atualizado em 29 abril 2021 - 07:30
confiança do empresário do comércio; confiança do comércio

O Índice de Confiança do Comércio disparou 11,6 pontos na passagem entre março e abril, de 72,5 pontos para 84,1 pontos.

Como resultado, o indicador recuperou mais da metade da queda reportada em março, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE).

+ Relatório: alocação de recursos

No entanto, o resultado positivo deve ser encarado com cautela, de acordo com Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE.

Isso porque, segundo ele, embora o resultado tenha sido expressivo, ele apenas compensou parte da intensa queda ocorrida em março.

Nesse sentido, vale destacar ainda que o índice que mede a Confiança do Comércio caiu 2,2 pontos em médias móveis trimestrais.

Além disso, o resultado sustenta uma tendência de queda pelo sexto mês consecutivo, conforme o levantamento divulgado na véspera (28).

Tobler ainda pontuou que o nível dos indicadores relacionados com o momento presente ainda estão baixos e indicam que a demanda no período segue fraca.

Em contrapartida, o nível do indicador fica um pouco mais alto pelo lado das expectativas, mas a interpretação ainda é de queda no pessimismo.

Para o coordenador, “os números negativos da pandemia, as medidas restritivas de circulação e funcionamento e a baixa confiança dos consumidores sugerem que esse cenário só deve mudar quando aparecem os efeitos positivos do programa de vacinação”.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Mais detalhes da Confiança do Comércio

A publicação do FGV IBRE mostrou que a confiança melhorou em todos os seis principais segmentos do comércio no quarto mês do ano.

O Índice de Situação Atual, por exemplo, subiu 5,7 pontos para 81,6 pontos, ao passo que o Índice de Expectativas cresceu 17,1 pontos para 87,3 pontos.

Por outro lado, a valorização dos segmentos não compensa totalmente a queda registrada em março, de 10,6 pontos e 25,7 pontos, respectivamente.

Por fim, acesse aqui o Press Release do Índice de Confiança do Consumidor e veja mais detalhes sobre o indicador atual.

Antes de mais nada, leia também:

Fed mantém juros próximos de zero e vê efeitos temporários da inflação

Superávit da balança comercial brasileira dispara 102,5% no ano e soma US$ 16,81 bi

Governo zera imposto de importação de milho e soja para países fora do Mercosul

JBS anuncia aquisição da plant based Vivera pelo valor de R$2,3 bilhões

Vendas de etanol disparam em março totalizando 2,4 bilhões de litros

China puxa alta da exportação de carne bovina do Brasil


Sobre o autor