Economia

Índice de Confiança da Indústria (ICI) atinge o maior valor em dez anos, mostra FGV

Por Fast Trade
28 dezembro 2020 - 17:00 | Atualizado em 28 dezembro 2020 - 18:53
confiança da indústria; faturamento da indústria

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas (FGV) atingiu, em dezembro, o maior patamar desde maio de 2010. Com o recente avanço de 1,8 ponto, o indicador acumulou 114,9 pontos, ao passo que havia totalizado 116,1 pontos em maio de 2010.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Assim sendo, o Índice de Confiança da Indústria findou o quarto trimestre com média de 113,1 pontos. Desse modo, a média supera em 14,7 pontos a média do trimestre imediatamente anterior (98,4 pontos).

Surpreendentemente, o Índice de Confiança da Indústria de Transformação encerra 2020 com um desempenho muito expressivo. Essa análise é da Renata de Mello Franco, economista da FGV, que comentou mais em relatório.

De acordo com ela, a recuperação da confiança após o fundo do poço em abril, período mais crítico da pandemia de covid-19, “indica que o setor esteja em uma conjuntura favorável, com aceleração da demanda e estoques ainda em nível considerado baixo”.

Nesse sentido, a economista ressaltou que a recuperação da confiança da indústria foi impulsionada pelos Bens Intermediários.

Do mesmo modo, “o Nuci mostrou aumento relevante, voltando, após mais de cinco anos, a patamar próximo à sua média histórica”, destacou.

Em contrapartida, o resultado do indicador em dezembro confirma a tendência de desaceleração das taxas de crescimento dos indicadores.

Assim sendo, Renata destacou não apenas o momento atual, como também as perspectivas futuras.

“Apesar das expectativas em geral indicarem otimismo, a incerteza elevada, a falta de matérias primas, a elevação de preços e a cautela dos consumidores têm deixado os empresários cautelosos em relação ao segundo trimestre”, avaliou.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Confiança da Indústria em dezembro

A FGV relatou que 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados registraram um aumento da confiança em dezembro. Outro dado positivo é que 17 segmentos seguem em nível acima de fevereiro, período usado como referência pré-covid.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Conforme a análise da instituição que é referência em ensino e pesquisa no Brasil e no mundo, o resultado de dezembro reflete as melhores avaliações dos empresários em relação à situação corrente, mas também as expectativas mais otimistas para o próximo semestre.

Só para ilustrar, tanto o Índice de Situação Atual (ISA) quanto o Índice de Expectativas (IE) avançaram no período.

Em primeiro lugar, o ISA cresceu 1,7 ponto, para 119,9 pontos (o maior valor da série). Em segundo lugar, o IE aumentou 109,6 pontos (o maior valor desde maio de 2011).

Por fim, acesse o Press Release do Índice de Confiança da Indústria (ICI) e veja o relatório completo.

Baixe gratuitamente: Guia completo de como ter sucesso nos investimentos na Bolsa de valores

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Participe Do Canal do Fast Trade no Telegramhttps://t.me/plataformafasttrade.

Leia também:

INDFUT: Ibovespa futuro inicia última semana de 2020 em alta com sanção de Trump


Sobre o autor