Mercados

Indicadores econômicos: PIB, índice de preços ao produtor (IPP) e mais destaques

Por Fast Trade
12 janeiro 2021 - 08:00 | Atualizado em 12 janeiro 2021 - 08:32

Os índices globais refletem, em sua maioria, o calendário de indicadores econômicos que, por sua vez, serve de termômetro para a recuperação dos impactos gerados pela pandemia de covid-19. Veja, então, os resultados que marcaram o primeiro pregão da semana:

Indicadores econômicos do Brasil

Em primeiro lugar, o Boletim Focus trouxe novas perspectivas para a taxa básica de juros da economia brasileira em 2021. De acordo com a mediana compilada pelo Banco Central, a projeção do mercado financeiro para a Selic passou de 3,00% para 3,25% a.a..

Assim também, a previsão para o próximo ano também sofreu alteração, de 4,50% para 4,75%, enquanto 2023 manteve o patamar projetado há um mês (6,00%).

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Ao mesmo tempo, os economistas consultados pela entidade alteraram o índice oficial de preços (IPCA) para 2020. Conforme destacou o relatório, a mediana para o respectivo indicador em 2020 foi de alta de 4,38% para 4,37%. Assim sendo, a projeção para o IPCA deste ano passou de 3,32% para 3,34%.

Além disso, a previsão para o PIB também sofreu alterações, passando de expectativa por uma retração de 4,36% no ano passado para queda de 4,37%.

Em relação ao ano atual, o mercado financeiro alterou levemente a previsão do Produto Interno Bruto, passando de alta de 3,40% para 3,41%.

Na sequência das perspectivas para os indicadores econômicos domésticos, foi mantida a projeção para o resultado primário do governo em 2020.

Nesse sentido, a relação apontada entre o déficit primário e o PIB no ano passado foi mantida em 10,60%. Do mesmo modo, a projeção para 2021 foi mantida em 3,00%, embora os porcentuais estivessem em 11,50% e 2,90%, respectivamente, há um mês.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Economia dos Estados Unidos

No exterior, a expectativa pela divulgação do Livro Bege – relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve, cobrindo todo o território dos EUA – dita um tom de cautela sobre os investidores.

Elaborado pelos dirigentes do Federal Reserve, banco central norte-americano, o documento destaca as atuais condições econômicas dos EUA.

Previsto para ser divulgado amanhã (13), o Livro Bege também poderá apresentar pistas de mudanças ou manutenção na rota da política monetária, a poucos dias da posse de Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, em 20 de janeiro.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Europa

Por outro lado, os principais índices acionários da Europa foram pressionados pelos números relacionados com a covid-19.

Embora a campanha de vacinação já tenha começado em algumas regiões do mundo e, inclusive, a rainha Elizabeth do Reino Unido e seu marido Philip, tenham sido vacinados contra Covid-19, de acordo com o Palácio de Buckingham, o mercado refletiu principalmente o aumento de casos da doença pelo mundo.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Indicadores econômicos asiáticos

Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) da China, o índice de preços ao consumidor da região subiu 0,7% na passagem de novembro para dezembro e cresceu 0,2% na comparação anual com o mesmo mês do ano imediatamente anterior.

A China, que voltou a registrar seu maior número diário de casos de Covid-19 em mais de cinco meses, sinalizou alta de 1,1% para seu índice de preços ao produtor (IPP) na mesma base de comparação mensal, mas contraiu 0,4% na comparação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2019. Desse modo, o indicador registrou deflação de 1,8% no ano passado.

Acompanhe o portal Fast Trade para mais destaques entre os indicadores econômicos globais, medidor da recuperação global por causa da pandemia.

Baixe gratuitamente: Dólar e Mini dólar – Desvendando este mercado

Antes de mais nada, leia também:

Balança comercial anota superávit de US$ 1,111 bilhão na primeira semana de 2021

B3: Natura (NTCO3), BR Distribuidora (BRDT3) e mais destaques corporativosEGIE3: Engie distribuirá dividendos e juros sobre capital próprio; confira as datas

Ações da Intermédica (GNDI3) e Hapvida (HAPV3) disparam com rumor de fusão


Sobre o autor