Economia

Indicadores econômicos domésticos

Por Fast Trade
08 janeiro 2021 - 08:34 | Atualizado em 08 janeiro 2021 - 12:02
indicadores econômicos

No Brasil, apesar dos riscos fiscais e das preocupações com a pandemia, o Ibovespa renovou seu recorde intradia, impulsionado por novos indicadores econômicos.

Em primeiro lugar, o Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1) subiu em dezembro, de acordo com a FGV.

O indicador aumentou 1,39% em dezembro, ou seja, 0,44 ponto percentual (p.p.) acima do apurado em novembro (0,95%). Desse modo, o IPC-C1 passou a acumular uma alta de 6,30% no ano e nos últimos 12 meses.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Indicador Antecedente de Emprego

Em segundo lugar, a Fundação Getulio Vargas explanou sobre o mercado de trabalho, apresentando dados do Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp). A avaliação, de acordo com a FGV, é que o ritmo ainda deve permanecer lento neste início de ano.

Mesmo assim, o IAEmp avançou 1,2 ponto em dezembro, totalizando 85,7 pontos. Desse modo, o índice chegou ao maior nível desde fevereiro do ano passado. O mês é usado como referência que antecede o estouro da pandemia de covid no Brasil.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Além disso, o Indicador Antecedente de Emprego cresceu 1,2 ponto em médias móveis trimestrais, para 85,0 pontos. “O resultado de dezembro mostra que ainda está em curso o processo de recuperação das perdas sofridas na população ocupada no início da pandemia”, comentou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Sobre o ritmo lento que ainda deve permanecer, Tobler citou a transição dos programas emergenciais do governo.

Por fim, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) aumentou 3,0 pontos para 102,6 pontos. De acordo com a FGV, este é o maior nível desde janeiro de 2017, quando o indicador registrou o mesmo valor.

O dado, no entanto, não é positivo, uma vez que quanto maior o número é, pior o resultado, assim como a taxa de desemprego.

Assim também, o indicador cresceu em médias móveis trimestrais (+2,1 pontos), para 99,5 pontos, novamente o maior nível desde abril de 2017 (99,6 pts.).

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Vacinação

Questionado se a vacinação contra covid-19 poderia mudar esse quadro ainda em 2021, o economista afirmou que esse é um fator favorável.

Em contrapartida, ele acredita que o catalisador não bastará para favorecer o emprego no curto prazo.

“Nesse início de 2021, não é possível imaginar recuperação muito forte [do emprego]”, afirmou, acrescentando que o período “ainda vai ser muito complicado para o mercado de trabalho”.

Acompanhe o portal Fast Trade para ficar por dentro dos principais destaques entre os indicadores econômicos, políticos e mais.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Leia também:


Sobre o autor