Dólar e CâmbioHome

INDFUT: Ibovespa futuro despenca com volta de aversão ao risco global

Por TradersClub
18 março 2020 - 10:00
tensão institucional após manifestações

O Ibovespa futuro despenca mais de 8% na abertura e sugere um pregão negativo para a bolsa brasileira nesta quarta-feira, seguindo o mau humor externo, com os mercados financeiros reavaliando o pacote de estímulos de US$1 trilhão anunciado ontem pelo governo Trump e considerando que será preciso um socorro maior para evitar que a economia local e mundial entre em uma recessão.

Por volta das 09h05, o Ibovespa futuro operava nos 67.400 pontos, com queda de 8,06%. A perda, porém, é menor do que do ETF EWZ, que replica o Ibovespa em Nova Iorque, que caía 11% no pré-mercado. O nervosismo contrasta com o otimismo de ontem, quando as bolsas tiveram altas firmes. O Ibovespa fechou nos 76.617 pontos, com uma valorização de 4,85%, após anúncio do megapacote de estímulos pelos EUA, que inclui a recompra de notas promissórias pelo banco central de US$10 bilhões.

Hoje o mercado deve seguir atento aos detalhes do pedido do governo para que o Congresso decrete calamidade pública, o que vai permitir uma elevação dos gastos públicos e descumprimento da meta fiscal, além de cautela com a decisão do Comitê de Política Monetárias, às 18h, considerada uma das mais importantes dos últimos anos. (Bárbara Leite/ACS)


Sobre o autor