Economia

IGP-10 mostra desaceleração em julho seguindo a trajetória das commodities

Por Fast Trade
16 julho 2021 - 11:58 | Atualizado em 16 julho 2021 - 12:56

O Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) desacelerou em julho, seguindo a trajetória de redução nos preços das commodities no mercado internacional.

Depois de avançar 2,32% em junho, o indicador registrou alta de 0,18% este mês, acumulando valorização de 15,52% em 2021, segundo a Fundação Getúlio Vargas.

Ao mesmo tempo, o IGP-10 está mais forte do estava no ano passado, quando subiu 1,91% no mesmo período, demonstrando a contração na demanda provocada pela pandemia.

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade

O coordenador dos índices na FGV, André Braz, explicou que “os preços das commodities agrícolas de grande expressão no IPA seguem em desaceleração, devolvendo, ainda que lentamente, parte da alta acumulada nos últimos 12 meses”.

Além disso, ele mencionou que a política fiscal nos EUA e a trajetória de alta da Selic devem contribuir para a valorização do real, o que tende a manter o equilíbrio dos preços destes produtos no país.

Desempenho do IPC e do IPA em julho

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,70% em julho, levemente abaixo da taxa de 0,72% registradas em junho.

Desse modo, seis das oito classes de despesas que compõem este índice anotaram declínio nas taxas de variação. São elas: Transportes, saúde e cuidados pessoais, habitação, vestuário, despesas diversas e comunicação.

Nesse sentido, as principais contribuições vieram dos seguintes itens: gasolina, plano de saúde, taxa de água e esgoto residencial, roupas, alimentos para animais domésticos e serviços de streaming.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) recuou 0,07% em julho, destoando da valorização de 2,64% em junho. Os grupos que contribuíram para o resultado foram alimentos processados, bens intermediários e matérias-primas brutas.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

IGP-10 mostra desaceleração em julho seguindo a trajetória das commodities

Leia também:

Panorama corporativo: XP, Oi, Petrobras, Méliuz, Rede D’Or

Duratex, agora Dexco, anuncia plano de investimentos de R$2,5 bilhões

LDO inclui subvenção ao crédito rural como despesa obrigatória no orçamento


Sobre o autor