Ações

Ibovespa toca os 114 mil pontos puxado por alta dos bancos

Por Fast Trade
05 março 2021 - 13:00 | Atualizado em 05 março 2021 - 16:07
Mercado de capitais é a grande oportunidade do Brasil

O Ibovespa já chegou a subir mais de 1%, impulsionado pela performance do Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4), Santander (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3).

Como resultado, os ativos passam a recuperar parte das perdas recentes, ao passo que o Ibovespa chegou a romper o patamar de 114 mil pontos. Às 12h22, o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 subia 1,21%, aos 114.049,16 pontos.

Às 12h43, subia 1,14%, aos 113.973,03 pontos. Assim sendo, o Ibovespa vai consolidando a primeira alta semanal em um mês, após indícios de alívio para o quadro fiscal do Brasil.

Nesse sentido, destaca-se a aprovação da PEC Emergencial que foi aprovada em 2º turno no Senado.  Posteriormente, a proposta que abre caminho para a retomada do auxílio emergencial chegou à Câmara dos Deputados.

De acordo com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a PEC 186/19 será votada na próxima semana. A princípio, a previsão é que a matéria tenha sua admissibilidade aprovada já na terça-feira (9).

Na sequência, o primeiro e o segundo turnos de votação aconteceriam na quarta-feira (10), desde que haja acordo entre a maioria dos líderes.

Conforme reportagem da Agência Câmara de Notícias, o deputado Daniel Freitas (PSL-SC) foi indiciado para a relatoria do texto na Casa.

Outras pautas também devem movimentar o Ibovespa na próxima semana, como a proposta que altera o marco regulatório do gás (nova Lei do Gás).

Assim também, a Medida Provisória 1007/21, que destina crédito extra para ações emergenciais do INSS e da Receita durante a pandemia, deve ser apreciada.

Outros catalisadores do Ibovespa

De olho nos indicadores que podem revelar a tendência de recuperação da economia global, o Ibovespa repercute a nona alta consecutiva da produção industrial nacional.

De acordo com o IBGE, o indicador avançou 0,4% na passagem de dezembro de 2020 para janeiro de 2021. Já nos EUA, o Payroll revelou que o país criou 379 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em janeiro.

Destaques corporativos

As ações dos bancos sofreram após o governo aumentar impostos sobre bancos para compensar a desoneração do diesel e gás de cozinha.

Hoje, no entanto, as ações do Bradesco (BBDC4) sobem 3,81% às 12h37, seguido dos papéis do Itaú Unibanco (ITUB4), que avançava 2,18%

Assim também, o banco Santander (SANB11) sobe 2,81%, bem como o Banco do Brasil (BBAS3), +1,56%.

Antes de mais nada, leia também:

Dólar comercial mantém tendência de alta após publicação do Payroll

INDFUT: Ibovespa futuro cai com exterior fraco antes do Payroll; petróleo e China amenizam

DOLFUT: Dólar, DIs sobem de olho nos yields e relatório do Bittar antes de Payroll

AZUL4: Azul registrou em 2020 o maior prejuízo da história

Agenda de proventos da Itaúsa (ITSA3; ITSA4) e da Grendene (GRND3)

Senado aprova em 2º turno a PEC Emergencial e mantém gatilhos fiscais

Lucro da Taesa (TAEE11) disparou 194,7% no 4T20; empresa vai pagar dividendos

Senado aprova em 2º turno a PEC Emergencial e mantém gatilhos fiscais

Privatização: Bolsonaro leva à Câmara projeto de desestatização dos Correios


Sobre o autor