Ações

Ibovespa tem sessão de instabilidade de olho nas reuniões do Fed e Copom

Por Fast Trade
16 setembro 2020 - 13:05 | Atualizado em 16 setembro 2020 - 16:00

O Ibovespa opera entre perdas e ganhos nesta quarta-feira (16), de olho nas reuniões do Federal Reserve (EUA) e do Copom (Brasil).

Lá fora, a expectativa é que o Fed mantenha a taxa básica de juros próximo de zero e confirme a postura de maior tolerância à inflação.

Além disso, os investidores preveem que autoridade monetária americana deve dar continuidade à adoção de estímulos, sobretudo, no que tange ao programa de compras de ativos corporativos.

Baixe agora: O que ninguém conta sobre os investimentos em ações

Ao mesmo tempo, por aqui, há uma aposta majoritária de que o Comitê de Política Monetária deve manter a taxa básica de juros em 2% ao ano.

Isto porque, com a disparada súbita nos preços dos alimentos e a pressão de aumento na inflação, a instituição deve encerrar o ciclo de cortes na Selic.

Assim, com a ausência de drivers internos, o índice geral deve seguir o tom positivo dos mercados internacionais, apesar da volatilidade esperada para a sessão.

Da mesma forma, é esperado que o Banco Central fale sobre as projeções do ambiente fiscal, principalmente agora, após a extinção do Renda Brasil.

Baixe gratuitamente: Guia do investidor iniciante

No entanto, pessoas ligadas à cúpula governista informaram que a ideia de construir um benefício robusto ainda não foi totalmente abandonada porque o presidente Jair Bolsonaro pretende fazer um projeto voltado à área social.

Considerando um cenário de baixo crescimento e lenta retomada das atividades, ainda há dúvidas sobre o que virá para suprir as necessidades da população assim que encerrar a concessão do auxílio emergencial.

Próximos passos da equipe econômica e principais expoentes na B3

Após o anúncio do fim do Renda Brasil, o ministério da Economia voltou suas atenções à implementação da desoneração da folha de salários.

Segundo uma reportagem do Estado de S. Paulo, a intenção de Paulo Guedes é reduzir o custo das empresas para gerar mais empregos.

Mas para conseguir fazer essa redução, será necessário criar uma nova fonte de arrecadação para o governo, que no caso é o imposto sobre transações financeiras.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Na B3, as ações da Raia Drogasil (RADL3) anotavam ganhos repercutindo a aprovação dos desdobramentos das ações, de 1 para 5, gerando maior liquidez aos ativos.

Em contrapartida, as ações da Vale (VALE3) registravam firme queda, acompanhando a desvalorização dos preços do minério de ferro no mercado internacional.

Top 5 máximas do índice à vista: Gol (GOLL4), CVC (CVCB3), Azul (AZUL4), Yduqs (YDUQ3) e Multiplan (MULT3).

Top 5 mínimas do índice à vista: Marfrig (MRFG3), Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11), JBS (JBSS3), Usiminas (USIM5).

Às 13h04 (horário de Brasília), a Bolsa brasileira subia 0,05%, aos 100.339 pontos, com um volume financeiro de R$7,758 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa tem sessão de instabilidade de olho nas reuniões do Fed e Copom

Leia também:

Dólar assume viés de queda à espera das decisões de juros

IPO e follow-on: ação da Plano & Plano e oferta subsequente da Santos Brasil

B3: reserva de ações da Boa Vista, rival da Serasa, e da Compass, controlada pela Cosan


Sobre o autor