Ações

Ibovespa tem leve queda cedendo à pressão frente à expectativa de alta nos juros dos EUA

Por Fast Trade
13 janeiro 2022 - 19:26 | Atualizado em 14 janeiro 2022 - 06:20
futuros americanos
Créditos: shutterstock.com

O Ibovespa fechou em leve queda nesta quinta-feira (13), cedendo à pressão externa frente à expectativa de antecipação do aumento nos juros dos EUA. As falas da nova vice-presidente do Federal Reserve, Lael Brainard, provocaram uma forte repercussão negativa nos mercados acionários.

Ela afirmou que o processo de “tapering” se encerrará ao final do primeiro trimestre deste ano, e, em seguida, o Banco Central estará pronto para dar início ao ciclo de aperto monetário. Apesar de o Índice de Preços ao Produtor (PPI) dos EUA ficar abaixo do esperado, o dado subiu 9,7% em 2021, no maior nível desde o início da série histórica.

Desse modo, a postura da dirigente renovou as preocupações dos investidores, provocando um movimento de ajuste de posições em busca de ativos mais defensivos. Em Wall Street, o Dow Jones caiu 0,48%, o S&P 500 recuou 1,42% e o Nasdaq Composto perdeu 2,51%.

Por aqui, nem mesmo os indicadores positivos no ambiente doméstico conseguiram impedir o declínio do índice geral neste pregão.

+ O que ninguém te conta sobre os investimentos em ações

Isto porque, o setor de serviços avançou 2,4% em novembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este percentual superou o consenso dos especialistas e evidenciou que o mercado brasileiro está aquecido.

No entanto, os economistas recomendaram cautela na interpretação deste indicador, tendo em vista que a economia do país está vivendo um cenário bastante desafiador e com projeções de baixo crescimento em 2022.

Ao mesmo tempo, o cenário político ganhou novos contornos após o presidente Jair Bolsonaro publicar um decreto que concede à Casa Civil autonomia para tomar decisões a respeito da execução do orçamento. Neste contexto, os analistas avaliaram que o Centrão está sendo beneficiado em detrimento do ministro Paulo Guedes devido à proximidade das eleições.

Destaques Corporativos

Na B3, as ações da BRF (BRFS3) fecharam com ganhos refletindo a notícia sobre a criação de uma joint venture junto ao fundo de investimento soberano da Arábia Saudita.

Em contrapartida, as ações das exportadoras registraram perdas expressivas, com destaque para as empresas Weg (WEGE3) e a Embraer (EMBR3).

Top 5 máximas do índice: Marfrig (MRFG3), PetroRio (PRIO3), Minerva (BEEF3), Santander (SANB11) e Itaúsa (ITSA4).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: Banco Inter (BIDI11), Locaweb (LWSA3), Natura (NTCO3), Raia Drogasil (RADL3) e Méliuz (CASH3).

Como resultado, o Ibovespa caiu 0,15% aos 105.529 pontos, com um volume financeiro negociado de R$ 20,921 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa tem leve queda cedendo à pressão frente à alta de juros nos EUA

Leia também:

Em pregão de queda, dólar fecha a R$ 5,52 refletindo a entrada pontual de fluxo

Goldman Sachs revisa projeções do setor de varejo e reduz o preço-alvo de 11 empresas

BofA avalia o case da Quero-Quero como positivo e recomenda a compra da ação


Sobre o autor