Ações

Ibovespa tem correção de 1,4% seguindo o tombo em NY e as tensões na Ucrânia

Por Fast Trade
17 fevereiro 2022 - 19:24 | Atualizado em 18 fevereiro 2022 - 05:58
Baixa liquidez
Créditos: shutterstock.com

O Ibovespa fechou em forte queda nesta quinta-feira (17), seguindo o tombo dos mercados em Nova York e as tensões geopolíticas na Ucrânia. Depois de avançar sete pregões consecutivos, contudo, o índice geral cedeu às pressões internacionais e registrou perdas em praticamente todos os setores.

No radar, os investidores monitoraram as informações desencontradas sobre a verdadeira intenção da Rússia ao se comprometer a retirar parte de suas tropas da fronteira ucraniana. Isto porque, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que Moscou está seguindo com seu plano invadir o país vizinho.

Nesse sentido, o líder da Casa Branca explicou que o governo russo está realizando uma “falsa operação” para justificar a sua verdadeira intenção de iniciar um conflito armado. Inclusive, autoridades europeias relataram que não houve redução no contingente militar russo e que, ao contrário, as tropas estariam se reagrupando.

+ Carteira Recomendada de Ações Fevereiro: Baixe agora!

Ao mesmo tempo, o governo russo expulsou a autoridade número 2 da embaixada americana localizada na capital, mas não divulgou os motivos que levaram a essa decisão. Vale lembrar que o embaixador Bart Gorman é considerado pelo Departamento de Estado um membro-chave da equipe.

Diante disso, as Bolsas americanas encerraram com perdas expressivas. Em Wall Street, o Dow Jones recuou 0,15%, o S&P 500 avançou 0,09% e o Nasdaq Composto perdeu 0,11%.

Por aqui, a temporada de balanços fez preço nos ativos, apesar do sell-off que prevaleceu no mercado local. Desse modo, foi grande a repercussão aos números da Totvs e da EDP Energias, que reportaram crescimento nos lucros do quarto trimestre e mostraram boas perspectivas para 2022.

Destaques Corporativos

Na B3, as ações da Totvs (TOTS3) lideraram os ganhos deste pregão, em repercussão aos resultados corporativos mais fortes da empresa de tecnologia no quarto trimestre.

Em contrapartida, os papéis da Vale (VALE3) registraram a maior queda diária em quase três meses acompanhando o tombo dos contratos futuros de minério.

Top 5 máximas do índice: Totvs (TOTS3), Marfrig (MRFG3), Energias do Brasil (ENBR3), Sabesp (SBSP3) e Petz (PETZ3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: CSN (CSNA3), Gerdau Metalúrgica (GOAU4), Gerdau (GGBR4), EzTec (EZTC3) e Vale (VALE3).

Como resultado, o Ibovespa caiu 1,43% aos 113.528 pontos, com um volume financeiro negociado de R$ 21,571 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa tem correção de 1,4% seguindo o tombo em NY e as tensões na Ucrânia

Leia também:

Dólar avança a R$ 5,16 refletindo o agravamento das tensões geopolíticas

Totvs: analistas destacam a recomendação de “compra” após os resultados do 4T21

ABPA solicita ampliação do prazo para exportação da cota de carne suína para a Rússia


Sobre o autor