AçõesHome

Ibovespa sobe com cenário político e dólar cai com alívio do BC

Por Pablo Vinicius Souza
27 novembro 2018 - 12:16
Eleições nos EUA e cenário interno devem aumentar a volatilidade do Ibovespa

Em meio ao clima de cautela nos mercados internacionais e com expectativas sobre a votação no senado do projeto de lei que regulamenta Cessão Onerosa no pré-sal, o Ibovespa opera em território positivo, recuperando as perdas do setor bancário no pregão de ontem e com os investidores reajustando posições.

Às 12h04 (horário de Brasília), a Bolsa brasileira avançava 0,53%, a 85.997 pontos e com um giro financeiro de R$1,859 bilhão. O dólar comercial tinha queda de 0,74%, sendo cotado a R$3,88, reagindo ao anúncio do Banco Central sobre a realização do leilão de linha, uma modalidade que promove a venda de dólar com o compromisso de recompra, com a finalidade de aliviar a pressão da divisa americana sobre o real.

Os juros futuros se alternam entre altas e baixas, refletindo o cenário externo e as incertezas sobre o novo governo. O DI para maio de 2019 subia 0,53%, sendo negociado a 6,58% (6,55% no ajuste anterior) e o DI para dezembro de 2021 caía 0,79%, sendo vendido a 8,77% (8,84% no ajuste anterior).

As estatais seguiam trajetória de alta, acompanhando as movimentações do cenário externo. Petrobras ON aumentava 0,48%, Petrobras PN crescia 0,82%, Eletrobras PNB subia 1,38%, Banco do Brasil ON ganhava 0,20%, Embraer ON avançava 0,89% e, no sentido contrário, Vale ON perdia 1,28% impactada pela queda no preço do minério de ferro.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

Banco Central americano

Segundo informações constantes no relatório do Fed de São Francisco, há dúvidas de que o BC dos Estados Unidos esteja no caminho certo para atingir a meta de inflação projetada. O documento aponta que mesmo com uma perspectiva equilibrada de preços, há “possibilidade considerável” que a inflação fique abaixo da marca 2% ano.

Isso porque as forças que têm impulsionado a inflação não estão ligadas ao desempenho da economia, conforme pontua o economista Adam Shapiro, que redigiu o documento. O relatório ainda destaca que os chamados fatores acíclicos devem perder força e a inflação pode voltar a ficar nos patamares históricos, correndo um sério risco de o índice novamente se manter abaixo da meta.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

Leia também:

Ibovespa mantém importante faixa de suporte e deve seguir tendência de alta


Sobre o autor