Ações

Ibovespa sobe 1,7% em uma grande reviravolta após a nota divulgada por Bolsonaro

Por Fast Trade
09 setembro 2021 - 19:11 | Atualizado em 10 setembro 2021 - 06:07
Ibovespa futuro sobe nesta terça-feira

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (09), mostrando uma grande reviravolta após o presidente Jair Bolsonaro divulgar uma nota aliviando a crise institucional.

Durante as manifestações do dia 7 de setembro, o capitão do exército xingou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que não iria cumprir as decisões judicias da corte.

No entanto, depois de almoçar com o ex-presidente, Michel Temer, Bolsonaro decidiu publicar uma declaração recuando de sua ofensiva contra os demais poderes e buscando retomar o diálogo. Inclusive, fontes revelaram que ele telefonou para o ministro Alexandre de Moraes e a conversa foi cordial.

Mais cedo, o índice geral registrava perdas ainda em repercussão às manifestações do dia 7 de setembro, pois os caminhoneiros em mais de 15 estados estavam protestando contra o STF. Bolsonaro chegou a enviar um áudio solicitando ao grupo que suspendesse as paralisações, pois, poderiam prejudicar a economia e pressionar a inflação.

+ Guia completo para investimento em renda fixa

Em contrapartida, a agenda de indicadores veio agitada. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,87% em agosto, na comparação mensal, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desse modo, o número ficou acima das projeções dos especialistas, que apostavam no aumento de 0,75% do indicador, de acordo com o consenso Refinitiv.

Enquanto isso, no exterior, o dia foi de leve queda para as Bolsas de Nova York, com os investidores digerindo os pedidos de seguro-desemprego. Na semana passada, foram solicitados 310 mil auxílios ao governo americano, no menor resultado desde o início da pandemia.

Em Wall Street, o Dow Jones caiu 0,43%, o S&P 500 recuou 0,46% e o Nasdaq Composto declinou 0,25%.

Destaques Corporativos

Top 5 máximas do índice: PetroRio (PRIO3), Eletrobras (ELET3), Méliuz (CASH3), Banco Inter (BIDI4) e BTG Pactual (BPAC11).

Top 5 mínimas do índice: Suzano (SUZB3), Vale (VALE3), Bradespar (BRAP4), Locamérica (LCAM3) e BRF (BRFS3).

Como resultado, o Ibovespa subiu 1,75% aos 1,72 pontos, com um volume financeiro negociado de R$29,970 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa sobe 1,7% em uma grande reviravolta após a nota divulgada por Bolsonaro

Leia também:

Dólar perde 1,97% e fecha a R$5,22 reagindo à declaração de Bolsonaro

Bolsonaro divulga nota à nação visando apaziguar as tensões entre os poderes

Credit Suisse revisa projeções para o setor de mineração e prevê oportunidade


Sobre o autor