Ações

Ibovespa sobe 1,37% rumo aos 80 mil com China e exterior

Por Fast Trade
14 abril 2020 - 19:05 | Atualizado em 15 abril 2020 - 07:34

O Ibovespa encerrou em alta nesta terça-feira (14), encostando nos 80 mil com a ajuda dos indicadores mais fortes na China e o clima positivo no exterior.

Contudo, o índice geral ficou longe das máximas alcançadas durante o dia, puxado pelo recuo das ações da Petrobras (PETR3/ PETR4), que acompanharam a tônica negativa do petróleo.

Lá fora, o governo chinês divulgou os dados da balança comercial de março, revelando que as exportações caíram 6,6% e as importações apresentaram queda de 0,9%.

Apesar do declínio, os números surpreenderam os economistas, que previam baixa de 14% e 9,5% nas atividades, respectivamente.

Da mesma forma, a desaceleração da quantidade de novos casos de coronavírus em alguns países na Europa trouxe ânimo aos investidores, impulsionando a demanda por ativos de risco.

Na Itália, o governo autorizou que empresas como livrarias, papelarias, lojas de roupas infantis e indústrias voltassem a funcionar a partir de hoje.

Na Espanha, todas as pessoas que não podem realizar trabalhos home office, poderão retomar as atividades, desde que cumpram as medidas de segurança.

Embora o sentimento de otimismo tenha prevalecido no mercado, ainda assim, as estimativas para o desempenho econômico global são preocupantes.

Segundo o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) da economia mundial deve contrair cerca de 3% em 2020.

E caso as medidas de prevenção ao coronavírus não sejam efetivas, os países com grande número de pessoas infectadas correm o risco de passar por novas situações de agravamento da pandemia.

Contexto Brasileiro  

Por aqui, o mercado acionário acompanhou o movimento externo e demonstrou que o sentimento de pânico inicial ficou para trás, de modo que o índice geral já acumulou valorização de 26,02% desde meados de março.

Nesse ritmo, o cenário político ganha destaque com a aplicação das medidas de combate ao Covid-19 e a votação de diplomas normativos importantes no Congresso Nacional.

A Câmara dos Deputados aprovou o pacote de auxílio emergencial aos Estados, representando uma derrota ao governo federal, que era contrário ao projeto.

Agora o mercado segue atento às mudanças promovidas pelo Senado a PEC do Orçamento de Guerra, que prevê a separação do orçamento para o combate ao coronavírus.

Na B3, as companhias Braskem (BRKM53), Intermédica (GNDI3), Sulamérica (SULA11), Qualicorp (QUAL3) e Via Varejo (VVAR3) lideraram os ganhos.

Como resultado, a Bolsa brasileira avançou 1,37% na faixa de 79.918 pontos, com um volume financeiro de R$15,753 bilhões.

Acompanhe as últimas notícias do mercado:

Dólar oscila mas fecha a R$5,18 refletindo exterior e petróleo

Petróleo fecha em queda após revés sobre o acordo

Fundos emergenciais amparam os pequenos negócios

Grandes empresas se unem pela manutenção dos empregos


Sobre o autor